Crianças internadas no Hospital Pequeno Príncipe produzem obras artísticas

Peças de argila, gravuras, pinturas, fotografias, tintas e pincéis. Tudo que poderia ser encontrado normalmente em uma escola ou até mesmo numa galeria de arte fizeram parte do dia-a-dia do Hospital Pequeno Príncipe ao longo de 2007. Através do projeto "Criando Asas", desenvolvido pelo Setor de Educação e Cultura, centenas de crianças e adolescentes participaram de atividades artísticas e descobriram novas formas de expressão.

O resultado desse trabalho poderá ser conhecido neste sábado, dia 24 de novembro, quando será feito o lançamento do catálogo "Criando Asas – Fazendo Arte no Hospital Pequeno Príncipe". A solenidade será às 10h30 no Museu Oscar Niemeyer (Curitiba). No dia 03 de dezembro as obras produzidas pelas crianças e adolescentes serão expostas em São Paulo no Instituto de Tratamento do Câncer Infantil (Itaci), que faz parte do Hospital de Clínicas de São Paulo. A mostra ficará aberta ao público até o dia 5 de janeiro.

 "O projeto proporcionou às crianças e adolescentes a oportunidade de experimentar diversas linguagens e ampliou as possibilidades de expressão através das modalidades de arte", ressalta o coordenador do setor, Cláudio Teixeira.

O projeto ofereceu aos pacientes e seus familiares quatro oficinas com os temas fotografia, pintura, gravura e construção de objetos tridimensionais. "Sem essas atividades ele poderia ter ficado deprimido aqui e a gente também", conta Beatriz Lizete Cardoso, avó do paciente Eduardo Sutil, de 6 anos.

O desenvolvimento das oficinas respeitou as condições clínicas de cada paciente, adequando a atividade à condição de produção de cada um. "Em qualquer lugar do Hospital, onde tem crianças, nós vamos trabalhar", ressalta Cláudio.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo