Para muitas famílias, o Dia das Crianças é marcado pela tradicional entrega de presentes e realização da vontade dos filhos. A prática é perfeitamente compreensível, o problema é quando se torna rotina e os filhos ficam mimados. No caminho de estimular o senso artístico e cultural das crianças, espaços culturais e professores buscam dar a elas algo a mais. Algumas escolas já trabalham uma postura cultural e artística durante as aulas. Exaltando o 12 de outubro, algumas entidades culturais, como a Biblioteca Pública e a Fundação Cultural, promovem a cultura infantil.
O professor de arte circense Marco Antônio Fonseca, que trabalha com crianças de cinco colégios diferentes, busca por meio das artes do circo contribuir com o desenvolvimento cultural de crianças até 12 anos. Segundo ele, as atividades realizadas ajudam a melhorar a concentração, instigam a persistência, fortalecem o equilíbrio e a psicomotricidade infantil. As aulas de circo fazem parte do ensino interdisciplinar, e visam aproximar as crianças da arte circense. ?Ontem um grupo de 30 alunos meus se apresentou junto com profissionais e obteve bons resultados. Com maquiagem e figurino, participou em números de argolas, trapézio, pirâmides, mágica, entre outros?, afirma.
Segundo a psicóloga e coordenadora de educação infantil do Colégio Sion, Maria Cristina Trevizan Montingelli, o colégio desenvolve atividades culturais em toda a grade curricular e extracurricular. Visando desenvolver maior sensibilidade e melhorar o relacionamento das crianças com os diversos meios, as aulas incluem artes plásticas, música, poesia e aspectos culturais. Nas aulas de pintura, além de conhecer as obras de grandes mestres como Van Gogh, Monet e Marc Chagal, as crianças estudam a vida e a época em que os artistas viveram. ?Como resultados observamos que as crianças ficaram mais sensíveis e espontâneas?, conta.