Numa carreira que se prolongou por mais de seis décadas, Iwao Takamoto colaborou nos esboços dos principais shows de TV e desenhos animados, incluindo Cinderela, Peter Pan, A Dama e o Vagabundo e Os Flintstones. Mas foi Scooby-Doo, o cachorro covarde com um coração aventuroso criado por Takamoto, que cativou audiências e durou gerações.
Takamoto faleceu na segunda-feira de problemas cardíacos no Centro Médico Cedars-Sinai, afirmou o porta-voz da Warner Bros. Gary Miereanu. Ele tinha 81 anos.
Nascido em Los Angeles, filho de imigrantes japoneses, Takamoto concluiu a escola média quando a Segunda Guerra começou. Ele e sua família foram enviados para o campo de internamento Manzanar, no deserto da Califórnia, onde Takamoto aprendeu a arte da ilustração com colegas que também estavam no campo. Apesar da falta de um treinamento formal, conseguiu uma entrevista com os estúdios da Walt Disney quando voltou para Los Angeles e foi contratado como estagiário.
Takamoto trabalhou sob a tutelagem dos ?nove homens antigos??, a legendária equipe de animadores do estúdio responsável por seus principais filmes de longa duração, antes de se transferir para os Estúdios Hanna-Barbera, em 1961. Lá ele trabalhou em desenhos para a televisão, incluindo Josie e os gatinhos, Os Globe Trotters de Harlem, entre outros.
Takamoto disse que criou Scooby-Doo depois de falar com um criador da raça canina dogue alemão e o batizou com a frase final de Frank Sinatra em Estranhos na noite.
O criador ?mostrou-me algumas fotos e conversou sobre os pontos importantes de um dogue alemão, como uma coluna e pernas eretas, um pescoço pequeno e assim por diante??, disse ele em uma recente conversa nos estúdios da Rede Cartoon.
?Resolvi fazer o oposto e dei-lhe uma coluna corcunda, pernas curvas, um pescoço grande e outras características deste tipo. Mesmo a cor é errada.??
Takamoto também criou outros famosos cachorros de desenhos animados como o Astro, de Os Jetsons, e Muttley, o mestiço de dogue alemão que apareceu em vários desenhos animados da Hanna-Barbera.