As festividades da abertura oficial começaram ontem, com um cortejo que saiu da Rua Padre José Maria Xavier (antiga Rua da Prata), próxima ao Largo de São Francisco, e percorreu as principais ruas do centro histórico da cidade.Cerca de 300 artistas participaram da festa, que reuniu as mais variadas manifestações da cultura popular são-joanense. Congado, teatro, dança, baterias de escolas de samba, corais, maracatu, capoeira, teatro de bonecos, circo, bandas de música, bonecões e carros antigos farão parte da comemoração.
Histórico
Capital Brasileira da Cultura (CBC) é um projeto que existe desde 2004 e tem como objetivo promover e divulgar a diversidade cultural brasileira. Todos os anos, a Organização Capital Brasileira da Cultura (Ong CBC) elege uma cidade com o título de CBC. A Ong conta com o apoio institucional dos ministérios da Cultura e do Turismo, da Unesco e da Organização Capital Americana da Cultura (ONG CAC).
Berço dos Inconfidentes, patrimônio histórico e cultural do Brasil, pátria de heróis e lideranças políticas como Tiradentes e Tancredo Neves, e de artistas contemporâneos como o maestro Marcelo Ramos e o músico Chico Lobo, São João del-Rei foi eleita, unanimemente, pelo júri como Capital Brasileira da Cultura 2007. É a segunda cidade a receber o título de CBC e foi eleita após concorrer com as cidades de Mariana (MG), Mossoró (RN), Santa Maria (RS) e Santa Cruz Cabrália (BA). A primeira cidade a se tornar Capital Brasileira da Cultura foi Olinda (Pernambuco) em 2006.
Com o título, a cidade será a referência cultural do país em 2007 e terá a oportunidade de se projetar no cenário nacional e internacional mostrando todo o seu patrimônio cultural. Isso contribuirá para a preservação e o desenvolvimento dos recursos culturais, turísticos e ambientais. São João del-Rei será palco de grandes eventos. Atrações musicais, teatrais, exposições e outras manifestações culturais da cidade e de outros municípios brasileiros farão parte da programação.