O cantor e compositor carioca Paulinho da Viola dá início na tarde deste sábado à Virada Cultural, que é a programação de shows da Corrente Cultural 2010. Ele sobe ao palco com a Orquestra À Base de Corda com a promessa de emocionar o público curitibano com os mais belos e sincronizados acordes.

continua após a publicidade

O show abre a programação do Palco Riachuelo, na Praça Generoso Marques, que prevê ainda diversos músicos nesse sábado e domingo. Para Paulinho da Viola, tocar em um evento como a Corrente Cultural é algo interessante para os dois lados.

“Gosto muito de tocar nesses eventos em grandes cidades. É uma forma de estarmos próximos de um público que não tem oportunidade de ir a certos lugares assistir tais concertistas”, diz o compositor.

No repertório, Paulinho adianta que estarão cerca de dez músicas já conhecidas do público, tais como Coração leviano, Tudo se transformou e Nervos de aço. “São músicas bem conhecidas que estamos trabalhando com a Orquestra À Base de Corda. Além disso, temos um repertório com arranjos do pianista Cristóvão Bastos. O mais interessante é que essa é a primeira vez que acontece esse encontro com a Orquestra À Base de Corda”, conta.

continua após a publicidade

Animado para começar os ensaios com a Orquestra, Paulinho relembra algumas histórias vivenciadas em seus shows feitos em Curitiba. “Frequento os palcos dessa cidade desde 1960. É até engraçado, mas lembro muito bem de uma das vezes que toquei por aqui, no Teatro Paiol. Estava tão frio que tivemos que colocar alguns aquecedores pelo palco para conseguir tocar”, brinca o compositor.

Para a Orquestra À Base de Corda, que também se apresenta nesse fim de semana com Arrigo Bamabé, tocar com Paulinho da Viola é um desejo que vem de longa data.

continua após a publicidade

“A orquestra está muito feliz e animada com essa parceria. É sempre uma alegria dividir o palco com um ícone da música brasileira como Paulinho da Viola. Ele tem um refinamento extraordinário aliado a uma interpretação fina e elegante”, diz João Egashira, diretor artístico da Orquestra À Base de Corda.

O show de Paulinho da Viola acontece no sábado, entre 13h e 15h, no Palco Riachuelo, com entrada franca. Para o músico, tocar durante a tarde traz um charme especial à apresentação.

“Já estou acostumado a tocar em horários diferentes. Teve uma vez, por exemplo, que estive em um show de João Gilberto às 5h da manhã. Foi lindo. Por isso acho ainda mais interessante esse tipo de evento. Saímos da rotina”, confessa o músico.

Corrente Cultural

O show de Paulinho da Viola faz parte de uma programação cultural com cerca de 350 atrações (em sua grande maioria gratuitas ao público) em 60 espaços culturais diferentes de Curitiba.

Shows, exposições, mostras, debates e espetáculos compõem os 11 dias de Corrente Cultural 2010, que acontece até o dia 14 de novembro. Dentre os destaques desse sábado, além de Paulinho da Viola, estão os músicos Sandra de Sá (17h) e o show de Hermeto Pascoal, Aline Morena e Fábio Pascoal. No domingo, a programação da Corrente Cultural trás, dentre outras atrações, Erasmo Carlos (15h) e Pato Fu (0h).

A programação completa com os dias, horários e locais dos shows e das outras atrações da Corrente Cultural 2010 através do site www.correntecultural.com.br.