Pela primeira vez no Brasil, a coreógrafa e bailarina japonesa Miyako Kato chega a Curitiba para apresentar duas coreografias. Laughing Soil (Terra risonha) e Nikki Diary: the drawers of mother’s (Diário: as gavetas de minha mãe).
As apresentações inéditas de Miyako Kato são trazidas ao Brasil pela Fundação Japão e co-realizada pelo Serviço Social do Comércio de São Paulo (Sesc-SP), e foram especialmente elaborados em comemoração ao centenário da imigração japonesa no Brasil.
Terra risonha é resultado de um projeto que começou nas cidades japonesas de Iwaizumi, Morioka e Tóquio. “Esse espetáculo se originou numa vila de uma montanha japonesa da província de Iwate, onde, se cavássemos suas terras atravessaríamos o eixo do planeta para chegar às terras de uma cidade localizada na outra extremidade, São Paulo”, conta Miyako.
O espetáculo conta com a participação de dez brasileiros. “Em Terra risonha, existe a participação de bailarinos brasileiros e o acréscimo de elementos do folclore brasileiro. Introduzimos, por exemplo, o personagem Saci Pererê que dialoga com uma outra figura do folclore japonês”, explica a dançarina. Já o espetáculo Diário: as gavetas de minha mãe trata-se de uma apresentação solo da dançarina.
Miyako sente uma forte ligação com o Brasil. “Gostei muito do Brasil. Não me sinto em uma terra estrangeira. Talvez isso seja por causa da receptividade dos brasileiros que vem recebendo calorosamente os japoneses há muito tempo. Essa característica faz com que o Brasil seja um país de uma interessante mistura entre vários povos e acho isso de uma riqueza extrema”, explica. Miyako Kato já se apresentou em diversos festivais de dança nos Estados Unidos e na Europa, onde já ganhou vários prêmios.
Serviço
A apresentação é neste domingo, às 20h, no Teatro Guaíra (Rua XV de Novembro, 971). Ingressos: R$ 20, a venda na bilheteria do teatro, Livrarias Curitiba do shopping Estação e no site www.tguaira.pr.gov.br.