O Coral da Universidade Federal do Paraná (UFPR) está com inscrições abertas até o dia 10 de março para a seleção de novos cantores. Os testes acontecem sempre no período da tarde na sala do coral, que fica no subsolo do prédio da universidade na Praça Santos Andrade. Segundo o maestro Álvaro Nadolny, embora o trabalho do coral seja voltado para a divulgação da música erudita, o espaço tem caráter comunitário, pois participam dele desde membros da comunidade acadêmica, até os apaixonados por música em geral. "Não é necessário possuir grande conhecimento de teoria musical ou saber ler com facilidade uma partitura para vir fazer o teste, isso se aprende no dia-a-dia dos ensaios e na vivência do coral. A busca desse conhecimento é também um desafio que o integrante estabelece consigo mesmo. O que fazemos na seleção dos candidatos é verificar a afinação e o senso rítmico da pessoa", diz o maestro.
Mozart
O Coral da UFPR, com cerca de 60 integrantes, é uma das atividades de extensão desenvolvidas pela Universidade Federal do Paraná e já existe há 47 anos, 18 apenas sob a regência do maestro Álvaro Nadolny. Além do coral de música erudita, a UFPR possui também um grupo que vem trabalhando só com Música Popular Brasileira (MPB).
Em 2006, o repertório do Coral da UFPR será dedicado à comemoração do ano internacional de Mozart, uma vez que se completa, agora, os 250 anos do nascimento de um dos mais populares compositores clássicos da humanidade: Wolfgang Amadeus Mozart.
Maiores informações sobre os testes e os ensaios do Coral da UFPR podem ser obtidas no seguinte telefone: (41) 3310-2635, no período da tarde.