A temporada de concertos do Coral da UFPR, que terá início no dia 13, às 20h30, no auditório da reitoria, fecha a programação do dia 16 em conjunto com o Coral do Colégio Estatual do Paraná, prestando uma homagem ao músico Mário Garau.
Este ano, o Coral do Colégio Estadual do Paraná completa 50 anos e o Coral da Universidade Federal do Paraná, 49.
O Coral do Colégio Estadual do Paraná foi fundado em 1957 pelo maestro Mário Garau, responsável também pela fundação do Coral da UFPR, no ano seguinte. Já no início das atividades, foi premiado no 1.º Festival de Coros Mistos, realizado no auditório do colégio. Ao longo dos anos, participou de festivais e concursos musicais em todo território nacional e no exterior.
Durante estes 50 anos muitos profissionais contribuíram com o seu talento para a construção do trabalho. Dentre eles estão: Mário Garau, Salua Garau, Luiz Fernando Coelho, Wilson dos Santos, Roseli Schünemann, Luiz Fernando Melara, Luiz Carlos Castro, Helse Maria Marques Pacheco de Carvalho, Liane Guariente, Sandra Burgo Tacahashi, Simone dos Santos, Maria Helena Zétola Seixas, Arlete Portugal, Waldemar Félix Cy e Waldir Teixeira. Atualmente, o coral é regido por Aline Petry, auxiliada pelo pianista Hermes Adriano Drechsel.
A parceria e a colaboração com o Coral da UFPR é um capítulo à parte nestes 50 anos. Muitos foram os eventos conjuntos e colaborações entre os coros. Em destaque, a Missa Terra de Santa Cruz, escrita pelo maestro Álvaro Nadolny, com texto do professor Edson Luiz de Oliveira, especialmente composta para as comemorações dos 500 anos do Descobrimento do Brasil. A obra foi apresentada pelos dois grupos, com a participação dos Meninos Cantores de Campo Largo, no ano 2000, na Catedral Basílica de Curitiba. O trabalho também recebeu registro fonográfico, em CD.
O Coral do Colégio Estadual do Paraná tem como objetivo aproximar os jovens, principalmente de escola pública, ao estudo do canto, funcionando como um coral-escola, onde os alunos estudam técnica vocal, canto, teoria musical e expressão corporal. Muito da metodologia de trabalho adotada no Coral do Colégio Estadual do Paraná é inspirada em um longo trabalho de pesquisa na área de técnica vocal, desenvolvido no Coral da UFPR pelo maestro Álvaro Nadolny.