Coprodução entre Brasil e Reino Unido no Oscar

O discurso do rei, filme britânico sobre os esforços do monarca George VI para superar seus problemas de gagueira, liderou as indicações do Oscar e está no páreo na disputa por 12 das estatuetas. Bravura indômita, dos irmãos Joel e Ethan Coen, obteve 10 indicações.

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas realizou ontem o anúncio dos indicados ao prêmio. O filme A rede social, que trata da criação do Facebook, e a ficção científica A origem receberam oito indicações cada. Os vencedores da 83ª edição do Oscar serão anunciados no dia 27 de fevereiro.

Os indicados a melhor filme foram Cisne negro, O vencedor, Minhas mães e meu pai, A origem, O discurso do rei, A rede social, Toy story 3, Bravura indômita, 127 Horas e Inverno da alma.

Entre os prêmios a que O discurso do rei concorre estão também Melhor Ator, para Colin Firth, Melhor Atriz, para Helena Bonham Carter, e Melhor Ator Coadjuvante, para Geoffrey Rush.

Já Bravura indômita concorre nas categorias de Melhor Ator, com Jeff Bridges, e Melhor Atriz Coadjuvante, com Hailee Steinfeld. Annette Bening, por Minhas mães e meu pai, e Natalie Portman, por Cisne Negro, disputam o prêmio de Melhor Atriz. Natalie recebeu o Globo de Ouro de melhor atriz dramática.

O filme Lixo extraordinário foi um dos cinco indicados ao Oscar de Melhor Documentário. A obra é uma coprodução entre o Brasil e o Reino Unido, dirigida pelo britânico Lucy Walker e codirigida pelos brasileiros João Jardim e Karen Harley. Em cartaz em Curitiba, o filme acompanha o trabalho do artista plástico Vik Muniz em um aterro da periferia do Rio de Janeiro.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo