Imagem do cássico da dança universal encenado em Buenos Aires. |
Mais de duas toneladas de equipamentos, cenários e figurinos para única apresentação no Brasil do espetáculo Coppelia, em sua versão completa, com o Ballet Estable del Teatro Colón. O evento marca a abertura da 22.ª edição do Festival de Dança de Joinville nesta quarta-feira. Para o espetáculo, o grupo argentino, um dos mais tradicionais do mundo dentro do gênero clássico, virá com 65 bailarinos, além de técnicos e equipe de apoio.
O Festival de Dança de Joinville é notabilizado como um evento voltado à formação de profissionais e desenvolvimento da dança e deve reunir este ano mais de 4.500 participantes vindos de todo o Brasil e do exterior. Para Carlos Adauto Virmond Vieira, presidente do Instituto Festival de Dança, entidade organizadora do evento, a vinda do Colón é uma oportunidade única para os participantes e público em geral. Com a direção artística da cubana Marta García e ensaiados pelos professores Cristina Delmagro, Orlando Salgado e Leandro Regueiro, o elenco do Ballet Estable del Teatro Colón trabalha para alcançar o mais alto grau da dança e continuar assim a história de seus fundadores, que iniciou em 1925.
O enredo de Coppelia
Coppelia é originalmente uma ópera, composta pelo francês Léo Delibes (1836-1891) e coreografada em 1870 por Arthur de Saint-León (1821-1870). A versão que o ballet argentino encenará no Centreventos Cau Hansen, palco principal do Festival de Dança de Joinville, é a do cubano Enrique Martinez, que desde 1983 vem sendo executada pelo Colón. A cenografia e o vestuário são de José Luciano Varona.
O ballet conta a história de um triângulo amoroso formado pela jovem Swanilda, seu noivo Franz e Coppelia, uma boneca mecânica criada pelo Dr. Coppelius. De tão perfeita, a obra-prima do Dr. Coppelius desperta o interesse de Franz. Orgulhoso de sua criação, Dr. Coppelius costuma deixar Coppelia na janela de sua fábrica de bonecos fazendo o movimento mecânico de atirar beijos. Franz vê Coppelia e pensa que ela é filha de Coppelius.
Festival de Dança de Joinville
Joinville respira dança há, no mínimo, 22 anos. Consolidado como um dos maiores eventos para estudantes e profissionais de dança da América Latina, o Festival de Dança de Joinville conta com uma programação variada, que inclui apresentações de grandes companhias, cursos, mostras, palcos ao ar livre, atrações paralelas e competições, sendo referência para eventos do gênero em todo o Brasil.
Toda esta gama de atividades prevista para a 22.ª edição vai transformar Joinville, mais uma vez, na capital nacional da dança, de 21 a 31 de julho, atraindo cerca de 4.500 participantes. Durante o Festival de Dança, aproximadamente 50 mil pessoas assistirão aos espetáculos realizados no Centreventos Cau Hansen e no Teatro Juarez Machado. Promovido pelo Instituto Festival de Dança de Joinville, o evento é mantido com o apoio de patrocinadores, via leis do mecenato do Ministério da Cultura e da Fundação Catarinense de Cultura, e com recursos próprios.
Agenda
22.º Festival de Dança de Joinville.
Data: 21 a 31 de julho de 2004
Local: Centreventos Cau Hansen.
Noites especiais: 21 (Noite de Abertura Ballet Estable del Teatro Colón), 26 (Noite de Gala Grand Ballet du Thêátre Genève, da Suíça), e 31 de julho (Noite dos Campeões). Horário: 20h.
Noites competitivas: 18, 19, 20, 21, 23, 24, 25 e 26 de julho Horário: 19h.
Ingressos – Os ingressos para o 22.º Festival de Dança de Joinville podem ser adquiridos pelo televendas (47) 433-4002, na bilheteria do Centreventos Cau Hansen ou ainda pelo site www.festivaldedanca.com.br.