Em um ano político, em que os brasileiros viram o impeachment de Dilma Rousseff, a repercussão da Operação Lava Jato e os escândalos no Congresso Nacional, o convite da final do concurso Musa do Brasil não poderia ter outro tema. Candidatas ao título posaram ao lado de um engravatado com a máscara do presidente em exercício, satirizando a atual situação política do país.
Com o título “Musas, recatas e do lar”, o convite faz alusão à reportagem publicada pela revista Veja, em que a faceta dócil da atual primeira-dama veio a público. A foto do convite critica a ideia da imagem feminina do século passado que foi resgatada e aponta para uma mulher decidida, sensual e empoderada.
A ideia do convite, segundo a organização do concurso, é unir a figura mitológica das musas gregas, fontes de inspiração para as artes e a natureza numa composição de sátira e crítica, causando ainda uma reflexão sobre feminismo e hipocrisia.
A final do Musa do Brasil 2016 acontecerá no próximo dia 13, às 20h30, no Hotel Holiday Inn Anhembi em São Paulo. E uma das novidades desta edição é o novo método de votação. Os jurados darão notas de forma aberta, no microfone, na frente do público. Com isso, a organização quer garantir total lisura e transparência na escolha da vencedora.