Foto: Divulgação |
Sede do conservatório fica no setor histórico da capital. continua após a publicidade |
Uma das principais instituições culturais de Curitiba está de aniversário hoje. O Conservatório de Música Popular Brasileira (MPB), unidade da Prefeitura Municipal mantida pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC), totaliza 14 anos dedicados ao ensino, pesquisa e produção artística na música popular e folclórica brasileira. Com o diferencial de trabalhar em cima de música autoral, professores e alunos criam música. O conservatório está com inscrições abertas para os cursos regulares do segundo semestre de 2006.
Segundo a coordenadora de música da FCC, Janete Andrade, o conservatório sempre teve importância fundamental no ensino, e atualmente vive um momento positivo e de excelente qualidade metodológica. ?Há 15 anos usufruo da instituição e sempre senti que a unidade ensinava muito em cima da intuição. Hoje, o academicismo também é forte e o perfil dos músicos cresceu?, afirma.
Durante os últimos anos, o conservatório vem formando bons músicos e provando sua qualidade na prática. O músico Glauco Solter, o violonista João Egashira e o clarinetista Sérgio Albach são bons exemplos. Albach inclusive é o atual coordenador de música popular da Oficina de Música de Curitiba. ?Nossos músicos adquiriram esse perfil elevado e durante os cursos e oficinas trabalhamos muito em cima de arranjos e composição?, lembra Janete.
No segundo semestre, o conservatório oferta 600 vagas para alunos iniciantes e em estágio avançado em 33 cursos de instrumentos e canto. Os cursos cobrem a área de canto popular e de instrumentos como bandolim, bateria, viola, violão, flauta, entre outros, para adultos e crianças a partir de 7 anos. Durante o curso, os alunos realizam disciplinas práticas e teóricas. As inscrições podem ser realizadas na secretaria do conservatório (Rua Mateus Leme, 66 – setor histórico).
O Conservatório de MPB também possui uma biblioteca e uma fonoteca especializadas em música popular brasileira e música erudita. Entre suas atividades periódicas está a produção de vários eventos de incentivo ao desenvolvimento musical dos alunos. O Roda de Choro e o Domingo Onze e Meia são dois programas artísticos-didáticos para apreciação da música e de artistas locais, apresentados todas as quintas-feiras e um domingo por mês, respectivamente. Ambos eventos são abertos ao público.
Além do ensino, o conservatório mantém quatro grupos artísticos que simbolizam a produção musical curitibana: Orquestra à base de Corda, Orquestra à base de Sopro, Coral Brasileirinho e o Vocal Brasileirão. O objetivo dos grupos é difundir uma grande quantidade de vertentes da MPB. Mais informações pelo telefone (41) 3321-3315.