Celebrar os noventa anos do nascimento de seu fundador, Jacob do Bandolim (14/02/1918 – 13/08/1969). Este é o motivo que traz o Conjunto Época de Ouro a Curitiba, para apresentações no Teatro da Caixa de 21 a 24 de fevereiro.
Batizado por Jacob como Época de Ouro, em 1964, o conjunto já o acompanhava desde 1961. Sua formação original reunia os violonistas César Faria (pai de Paulinho da Viola), Carlinhos Leite e Dino Sete Cordas, Jonas Silva (cavaquinho) e Gilberto d’Avilla (pandeiro).
Jacob do Bandolim é emblemático na história do choro. Suas composições tornaram-se clássicos do gênero. A sofisticada técnica e a aguda sensibilidade, o colocam na galeria dos que atingiram a excelência. Sua obra o distingue como uma das mais legítimas expressões da identidade musical brasileira. Jacob morreu em 1969, depois de uma visita ao amigo Pixinguinha. Seu desaparecimento abateu os músicos de tal maneira que o conjunto deixou de tocar. O grupo voltou a se reunir em 1972, já com Déo Rian, no lugar de Jacob.
Em 1973, o Época de Ouro foi convidado por Paulinho da Viola para participar do histórico show "Sarau", dirigido por Sérgio Cabral e apresentado no Teatro da Lagoa, no Rio de Janeiro. Este convite devolveu a visibilidade ao conjunto e fez renascer o próprio choro, então abafado pela proliferação de diversos gêneros musicais.
Apesar das mudanças feitas ao longo dos anos, o Época de Ouro soube preservar sua identidade, mantendo-se sempre fiel ao padrão que Jacob imprimiu.
Em sua atual formação, o conjunto reúne Jorginho do Pandeiro, no grupo desde 1972 e irmão de Dino Sete Cordas; Ronaldo do Bandolim, que ingressou em 1976; o violonista Tony Sete Cordas e Jorge Filho (cavaquinho), integrantes desde 1988; André Bellieny (violão), desde 2005 e, mais recentemente, Antonio Rocha (flauta e flautim).
Com exceção de "Minha Crença", uma singela homenagem a Jacob, de Dino Sete Cordas e Del Loro, o restante do repertório é formado por composições de Jacob do Bandolim. Entre estas, "Noites Cariocas", "Santa Morena", "Treme-Treme", "Vibrações", "A ginga do Mané", e "Assanhado".
Serviço:
Show do Conjunto Época de Ouro. Teatro da Caixa, de 21 a 24 de fevereiro. Quinta a sábado às 21 horas e domingo às 19 horas. Ingressos a R$ 20,00 e R$ 10,00 (clientes, idosos e estudantes), a venda no Teatro da Caixa (Rua Conselheiro Laurindo, 280). Informações pelo fone 2118-5111. Capacidade do teatro: 123 lugares.