Confusões a céu aberto

tv41.jpgUnir o útil ao agradável. É nisso que os atores pensam quando são escalados para gravar cenas de novela em locações. No Brasil ou no exterior, eles sonham em fazer o que tem de ser feito e, se sobrar algum tempo, ainda conhecer pontos turísticos. Mas, imprevistos sempre acontecem. Há as intempéries da natureza e os infortúnios do destino.

Os 15 dias de gravação de América nos Estados Unidos foram marcados por contratempos. O diretor Jayme Monjardim foi detido por policiais, o ator Thiago Lacerda sofreu desidratação e a atriz Deborah Secco passou maus bocados nas gravações em El Paso, vilarejo no Texas que faz fronteira com o México. Além das muitas pedras, cobras e aranhas caranguejeiras que encontrou pelo caminho, a intérprete da protagonista Sol nunca correu tanto na vida. A exaustão que demonstrou em cena é bem real.

Na fronteira com o México, Jayme trabalhou com temperaturas muito baixas, que chegavam a zero grau. Com tanto frio, achou melhor não gravar a travessia do rio para não causar transtornos térmicos ao elenco. Experiente, ele sabe o que é trabalhar num clima desfavorável. No deserto do Sa-ara, onde gravou O Clone, enfrentou temperaturas de 53ºC. O jeito, lembra Stênio Garcia, era tomar chá de hortelã, que funcionava como isolante térmico. Só no primeiro dia, tomei uns 20 litros, calcula.

Roubado em Londres

O ator Reginaldo Faria também estranhou o Marrocos. E, principalmente, a culinária marroquina. O carneiro que degustou num restaurante da capital Rabat não lhe caiu lá muito bem. Fiquei desarranjado por uns quatro dias, confessa. Thiago Lacerda só não passou mal na Inglaterra, onde gravou as primeiras cenas de Terra Nostra porque almoçava nas filiais britânicas do McDonald?s. Mesmo assim, teve a pochete com passaporte, carteira de motorista e US$ 500 afanada numa dessas lanchonetes. ?Foi uma situação, no mínimo, irônica. Eu, carioca do Grajaú e criado na Tijuca, fui roubado em Londres!?, queixa-se.

O ator de Terra Nostra não deu queixa à polícia, mas Antônio Calloni quase foi parar numa delegacia na Espanha. Durante as gravações de Era Uma Vez, ele e Drica Moraes interpretaram manequins vivos nas ramblas de Barcelona. ?O realismo era tanto que alguns transeuntes jogavam moedinhas para nós?, gaba-se. A certa altura, os dois foram perseguidos pelo detetive interpretado por Tuca Andrada. ?A polícia achou a correria descabida e saiu correndo atrás da gente?, completa Calloni. 

As delícias hollywoodianas

Nessas andanças pelo mundo afora, muitos atores vivem situações dignas de Hollywood. O casal Tarcísio e Glória, por exemplo, passou oito dias inesquecíveis em Salzburgo, na Áustria, onde gravou as primeiras cenas de Torre de Babel. A terra natal do compositor Wolfgang Amadeus Mozart foi escolhida pelo autor Sílvio de Abreu por ter sido cenário do musical A Noviça Rebelde, de Robert Wise. ?Aquela viagem foi maravilhosa. Foi uma espécie de segunda lua-de-mel para a gente?, deleita-se Glória.

Bete Coelho também não se esquece da viagem que fez à Itália para gravar os primeiros capítulos de As Filhas da Mãe, também de Sílvio de Abreu. O local das gravações não poderia ser outro se não a Fontana de Trevi, aquela em que Anita Ekberg exibiu a silhueta no filme A Doce Vida, de Federico Fellini. O famoso chafariz, lembra Bete, estava apinhado de turistas. ?Fiquei com medo de que as pessoas chamassem a polícia quando eu começasse a gritar. Mas, graças a Deus, o público aplaudiu a cena, recorda.

O ator Tony Ramos também fez sucesso involuntário em Las Vegas. Por conta do visual de Manolo Gutierrez, seu personagem em As Filhas da Mãe, ele deixou as costeletas crescerem, passou brilhantina no cabelo e vestiu um figurino extravagante. Ainda no hotel, um casal de hóspedes exclamou ao vê-lo: ?Elvis não morreu?. O diretor Jorge Fernando logo se apressou em explicar que aquilo fazia parte de uma novela. No cassino, o alvoroço se repetiu. ?Não pensei que aquelas costeletas fossem dar o que falar, espanta-se.

Deborah Secco até limpou chão

# Em setembro do ano passado, Deborah Secco fez ?laboratório? para América numa filial do McDonald?s em Nova York. Sem que os funcionários soubessem que era atriz, jura que foi hostilizada. Entre outros afazeres, foi obrigada a limpar o chão da lanchonete várias vezes.

# Para gravar Mad Maria em plena Floresta Amazônica, o diretor Ricardo Waddington providenciou cinco ?containers? refrigerados e 20 banheiros químicos. Durante os 20 dias de gravação, foram consumidos 33 mil litros d?água, o equivalente a 3 caminhões-pipas.

# A minissérie Grande Sertão: Veredas, de Walter George Durst, foi totalmente gravada em locação. O diretor Walter Avancini fez questão que todos os atores visitassem o lugarejo de Buritizeiro, no interior de Minas Gerais.

# A novela A História de Ana Raio e Zé Trovão, exibida pela Manchete em 1990, ficou famosa por ser a primeira gravada 100% em locações. Toda semana, a caravana de rodeios de Dolores Estrada, personagem de Tamara Taxman, visitava uma cidade.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo