São Paulo – Revelações é o título brasileiro para a adaptação do romance A Marca Humana, de Philip Roth, que também estréia hoje. Quando apresentou o filme em Veneza, o diretor Robert Benton deu a senha: “Decidi falar menos de política e mais das relações emotivas entre os personagens”.
Tudo está dito aí. Quem conhece o romance de Roth sabe que, privado de sua dimensão política, ele não faz lá tanto sentido. Na história, Coleman Silk (Anthony Hopkins) é um respeitado professor da Nova Inglaterra, que cai em desgraça após ter feito um suposto comentário racista a respeito de um aluno.
Outro personagem, Nathan Zuckerman (Gary Sinise), resolve escrever a biografia de Silk e começa a investigar a vida do professor. Silk se apaixona por uma moça casada e de condição inferior à sua, Faunia (Nicole Kidman), o que põe uma pimenta adicional na trama.
Assim, o livro põe no centro a questão do politicamente correto. E o filme prefere ater-se às “relações emotivas” dos personagens.
