Um concurso realizado pelo selo de música Eletrodomésticos promete movimentar a cena da música eletrônica no Paraná. A competição é aberta aos produtores de todo o país, que terão que remixar quatro músicas já disponíveis no site www.ilankriger.net/eletrodomesticos. O concurso faz parte da comemoração dos três anos de criação do Eletrodomésticos.
Ao todo, 16 músicas – quatro versões de cada música disponível no site – serão selecionadas pelo júri formado por Ilan Kriger e Rafael Araújo. “Esse tipo de competição é muito interessante, nela descobrimos muitos estilos e perfis de diferentes DJs do Paraná e do Brasil”, conta Ilan Kriger.
Os escolhidos ganharão como prêmio seus trabalhos lançados pela Eletrodomésticos no site do Beatport (www.beatport.com), que vende MP3s de música eletrônica.
“Nosso selo sempre foi uma porta de entrada para novos produtores, buscamos abrir espaço para quem quer mostrar seu talento”, avalia Ilan Kriger. “No concurso anterior, tivemos 300 inscritos, nessa edição esperamos mais de mil remixes”, estima.
Além de render mídia para os produtores selecionados, a iniciativa também pode trazer lucros financeiros imediatos. “Os quatro melhores remixes terão participação nas vendas, obtendo lucro de acordo com o seu sucesso e a vendagem no Beatport”, explica Kriger.
Para concorrer, os produtores precisam apenas fazer o download de graça das partes das músicas, no site pessoal de Kriger, e começar a criar. “Queremos que o pessoal nos mostre seus melhores truques, criações, timbres, filtros e arranjos. É uma ótima chance para que essas músicas se tornem um grande hit, tocado por todos os DJs do País e do mundo”, explica.
O prazo para a entrega dos remixes será até as 23h59 do dia 15 de março de 2009.
O DJ paulista Diego Delfino participou da primeira edição do concurso promovido pela Eletrodomésticos, de acordo com ele, que foi um dos selecionados, o concurso foi essencial para sua carreira.
“Participar desse tipo de concurso é muito interessante, é uma experiência única para qualquer DJ. Além disso, o concurso dá um grande empurrão na carreira como DJ e nos deixa em contado com aqueles que realmente entendem de música eletrônica”, afirma o produtor.
De acordo com Kriger, a música eletrônica está se fortalecendo cada vez mais no Paraná. “A música eletrônica no Estado é muito interessante, pois seu foco começou em Curitiba, depois foi atingindo cidades menores e inclusive no interior, onde hoje está muito forte. Já na capital, acredito que por conta do clima, o curitibano se fecha nos estúdios e produz músicas maravilhosas. Mas, infelizmente, ainda temos aquele estigma de o que vem de fora é melhor, é preciso valorizar o que temos aqui”, avalia Kriger.