A história e a importância do violão clássico para a cultura espanhola serão contatos através da música no evento Guitarrísimo, ciclo de concertos organizado em parceria com a Embaixada da Espanha em São Paulo, o Consulado Geral e o Instituto Cervantes, que começa nesta sexta-feira,5.

continua após a publicidade

A proposta é aproximar o público brasileiro de alguns dos maiores instrumentistas das últimas décadas, como José Miguel Moreno, considerado pelos críticos como um dos principais do mundo em instrumentos de corda.

continua após a publicidade

Também haverá apresentação de Marcos Martín, concertista com mais de 40 anos de carreira e professor do Conservatório Profissional de Música de Salamanca, e David Martinez Garcia, professor do Conservatório Superior de Música de Málaga e ganhador da Medalha de Prata dos Jovens Intérpretes da Juventude Musical de Granada.

continua após a publicidade

Na programação, que reunirá algumas das melhores composições para o violão da Espanha e América Latina, o percurso histórico transitará pela vihuela, o violão barroco e o violão romântico até chegar ao violão contemporâneo.

O coordenador cultural do Consulado Geral da Espanha, Juan Lozano, avalia que, apesar da importante contribuição histórica do violão clássico, a presença do instrumento em concertos é rara. “Não é habitual que concertos de violão sejam programados em salas filarmônicas e concursos de violão clássico não são abundantes, além de composições para este instrumento também não serem muito numerosas. Por isso a importância de termos o ciclo Guitarrísimo”, enfatizou.

O diretor executivo da Unibes Cultural, Bruno Assami, ressalta que esta é uma boa oportunidade para aproximar o público brasileiro da história musical da Espanha: “Acreditamos que o público brasileiro e as gerações com interesses musicais merecem uma abordagem direta com o que significa o violão, sua profunda razão cultural e histórica de ser”.

O Guitarrísimo ainda terá duas apresentações no mês de outubro. Para participar gratuitamente, é preciso fazer uma inscrição prévia no site da Unibes Cultural.

Confira a programação:

5/10 – 20h30

O violão espanhol 1500 – 1700: vihuela e violão barroco, com José Miguel Moreno

O intérprete é considerado por unanimidade pelos críticos como um dos principais do mundo, tendo lançado inúmeros álbuns e atuado nos mais importantes festivais de música antiga da Europa e América.

21/10 – 17h

O violão clássico romântico: música de Fernando Sor y Dionisio Aguado, com Marcos Martín

Com mais de 40 anos de carreira, o concertista é professor do Conservatório Profissional de Música de Salamanca e, além da música clássica, romântica e contemporânea, trabalha com o repertório renascentista e barroco, com violões de onze e treze cordas.

27/10 – 19h

O violão espanhol e latino-americano da segunda metade do século 19 e do século 20, com David Martínez García

O intérprete iniciou seus estudos aos sete anos e possui as mais altas honras acadêmicas, entre elas, os Prêmios Extraordinários Graduação Elemental e Professional e a Medalha de Prata dos Jovens Intérpretes da Juventude Musical de Granada. Atualmente é professor do Conservatório Superior de Música de Málaga.

Unibes Cultural: Rua Oscar Freire, 2.500, São Paulo.