A 28.ª Oficina de Música de Curitiba oferece ao público hoje uma extensa programação de concertos. Entre as opções estão um recital de violino, contrabaixo e piano, o concerto do conjunto de percussão formado por 19 instrumentistas e a apresentação dos professores de música antiga da Oficina.
O trio formado por Christine Hook (violino), Olga Kiun (piano) e Alexander Trostianski (contrabaixo) estará às 16h30, na Capela Santa Maria. Na primeira parte, Olga Kiun apresenta com a alemã Christine Hoock um repertório bem eclético de obras para piano e contrabaixo, dos compositores Johann Sebastian Bach, do japonês Kozaburo Hirai e do libanês Rabih Abou-Khalil.
Em seguida, apresenta com o russo Alexander Trostiansky, professor do Conservatório Tchaikovsky de Moscou, duas obras para piano e violino -uma de Manuel de Falla e outra de Tchaikovsky.
A segunda parte é dedicada ao trio. Juntos apresentam composições de Giovanni Bottesini, Astor Piazzolla e José Bragato. O Ensemble de Percussão da Oficina de Música reúne professores e alunos, sob a direção de Fernando Rocha, mais a participação especial do flautista Maurício Freire (flauta) e do clarinetista francês Etienne Lamaison.
Os 19 percussionistas que estarão no palco do Sesc da Esquina, às 19h, vão executar um repertório variado. Uma das obras interessantes é o Rock Étude 5, do canadense Bill Douglas.
Nesses estudos, o compositor explora estruturas rítmicas bastante complexas, influenciadas pela música Índica, da África, do Brasil, além do rock e do jazz. Outro destaque do Ensemble é uma obra do cubano Amadeo Roldán, um dos primeiros compositores a utilizar ritmos e instrumentos afro-cubanos em obras sinfônicas.
Música antiga
A programação de domingo encerra com o concerto dos professores de música antiga da Oficina. O repertório de composições é dos séculos 17 e 18. O concerto acontece às 20h30, no Canal da Música. Vivaldi, Bach, Couperin e Jean-Marie Leclair são os compositores escolhidos e serão apresentados pelo grupo com o uso de instrumentos da época, como a viola da gamba, teorba e cravo.
O concerto reúne músicos de renome internacional na área da música antiga: Marília Vargas (soprano), Luis Otávio Santos (violino), César Villavicencio e Veronique Lima (flauta doce), Ricardo Kanji (traverso), Alberto Kanji (violoncelo), Juan Quintana (viola da gamba), Guilherme de Camargo (teorba) e Jacques Ogg (cravo).
Mais informações pelos site www.oficinademusica.org.br.