Partindo da poética bíblica da criação, Do ar ao ânima constrói um mosaico sonoro sobre a própria gênese da criação musical do compositor. O concerto é constituído de diversas obras para formações diferentes, mas que possuem relações temáticas e musicais entre si. Inicia, à maneira de um prelúdio, com uma peça orquestral intitulada … o espírito de Deus pairava sobre a face da água, que será executada pela Orquestra da Escola de Música e Belas Artes do Paraná, regida pelo próprio compositor. O corpo do concerto que se segue é formado por um conjunto de três árias, intitulado Do ar, teci três árias, para soprano e grupo de câmara (interpretados pela soprano Luciana Elisa Hoerner com a Nova Camerata, também sob regência de Márcio Steuernagel), pela peça para flauta solo Inspirati, interpretada por Valentina Daldegan, e a peça para piano Os Sinos de Vento, seus Profetas, que será tocada pelo próprio compositor.

continua após a publicidade

O fio condutor em torno do qual orientam-se as músicas é a idéia da inspiração como um ato físico e artístico, que remonta à imagem do gênesis: um Deus criador que inspira no homem o fôlego da vida, e nele incute sua imagem e semelhança. E por ser imagem de Deus, a criatura torna-se também capaz e desejosa de criar artisticamente, assim como o próprio Criador o fizera. Assim, encontra-se presente na imagem da respiração o fôlego da vida, o vento, e o próprio Espírito.

Márcio Steuernagel é compositor, regente e pianista, formando do curso de Composição e Regência da Escola de Música e Belas Artes do Paraná. E ao longo dos últimos anos, vem desenvolvendo um trabalho de pesquisa e criação no campo da música sacra contemporânea.

Serviço:
Dia: 2 de dezembro
Hora: 21h
Onde: Guairinha (Auditório Salvador de Ferrante).
Entrada Franca.

continua após a publicidade