Uma das mais belas tradições das festas de fim de ano, a apresentação de músicas de caráter natalino é retomada de maneira muito especial no projeto Concertos de Natal Itaucard 2004 que levará a quatro igrejas em Ribeirão Preto, São Paulo, Curitiba e Belo Horizonte, a Orquestra de Câmara e o Madrigal Crescendo, regidos pelo maestro Diogo Pacheco, com a participação especial do ator Sérgio Mamberti, interpretando algumas das mais apreciadas e conhecidas composições eruditas e populares que remetem ao período.
Em Curitiba, o concerto será realizado hoje, a partir das 19h30, na Igreja Nossa Senhora da Salete (Rua Langue de Morrete, 19, Jardim Social).
No repertório selecionado pelo maestro Diogo Pacheco, estão obras de Purcell (Trumpet Voluntary), Bach (Ária da Suíte no. 3 e Jesus, Alegria dos Homens), Mozart (Pequena Serenata Noturna), Villa Lobos (Prelúdio das Bachianas no. 4), Handel (Suíte para Trompete), além de canções natalinas como Adeste Fidelis, O Primeiro Natal, Alegria de Natal, o spiritual Soon I Will Be Done e Noite Feliz. O gran finale ocorre com uma empolgante interpretação de Aleluia, do Messias, de Handel. Durante os espetáculos, o ator Sérgio Mamberti fará a leitura de poesias de Carlos Drummond de Andrade, Vinícius de Moraes, Manuel Bandeira, José Carlos Queiroz Telles e outros.
Os Concertos de Natal Itaucard 2004 serão apresentados gratuitamente nas igrejas, com orquestra e coral no altar, de frente para os bancos, conforme a antiga tradição européia, trazida para o Brasil no final do século XVIII, da realização de recitais camerísticos e de corais no interior das naves templárias. O Grupo Itaú realiza Concertos de Natal desde 1982. Em 2002, o projeto se estendeu a cidades do interior de São Paulo e outras capitais.
A Orquestra de Câmara e o Madrigal Crescendo são formados por 10 instrumentistas (cordas e um trompete) e 28 cantores.