Elenco que participa do continua após a publicidade |
?Falar de mulher é complicado. Por isso conversei com as atrizes antes de escrever a peça?. Ao dizer esta frase, a intenção de Caike Luna (texto) não foi criticar nem atingir o sexo oposto, mas abordar sua vasta natureza e discutir sobre elas no espetáculo Mulheres, que estréia hoje no miniauditório do Teatro Guaíra. Com o apoio da Casa do Produtor, direção de Fabiano Amorim; e as atrizes Karla Fragoso, Ludmila Nascarella, Fabiula Nascimento e Marcilene Moraes no elenco, a peça discute o ?ser? mulher na sociedade moderna.
A comédia se passa no ano de 12.005, milênios após um evento que teria mudado a realidade do planeta. Em um futuro onde as mulheres representam 100% da população terrestre, as atrizes representam (em flash-back) por meio de uma narrativa não linear uma série de situações e temas polêmicos como: maternidade, casamento, sexo, beleza, preconceito, religião e relações familiares. Segundo Luna, a abordagem da peça não é feminista nem pretende idealizar um ?perfil ideal? de mulher – a intenção é mostrar mulheres de vários tipos e com diversas esquetes ilustrar o universo feminino. ?O enredo discute o lado competitivo que existe entre as mulheres e também sua união quando há necessidade?, completa.
Segundo Amorim (1.ª direção profissional), a peça é uma criação coletiva entre ele, Luna e as atrizes. ?É difícil criar uma discussão sobre mulheres, sem a visão de uma legítima, então conversei com as meninas e com o Luna para definir como se desenvolveria o roteiro?, contou. Para Karla Fragoso, a mulher vem conquistando seu espaço há muito tempo, embora não exista uma igualdade entre os sexos. ?Nós somos diferentes fisicamente, pensamos diferente e nossas personagens são mulheres não resolvidas. A peça coloca nossas dificuldades e alegrias de uma forma divertida?, confirmou a atriz.
Produção
A Casa do Produtor é um empreendimento que integra o projeto Novo Rebouças, desenvolvido pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC), que prevê assessoria de produção para espetáculos artísticos. Gerenciada pelo ator e produtor Marco Zenni, a Casa do Produtor dispõe de equipes especializadas que oferecem mão-de-obra e soluções diferenciadas para produtores artísticos.
Serviço: O espetáculo Mulheres fica em cartaz até dia 8 de maio no Auditório Glauco Flores de Sá Britto, Teatro Guaíra. As apresentações acontecem de quinta-feira a sábado, às 21h, e aos domingos, às 19h. Os ingressos custam R$ 16 e R$ 8 (estudantes e classe artística). Mais informações pelo telefone (41) 322-2628.