Hoje e quinta-feira, crianças da Escola Nossa Senhora de Fátima, do município de Colombo, Região Metropolitana de Curitiba, estarão participando de oficinas de Dança, Música, Confecção de Bonecos e Criação de Histórias. As aulas vão ser ministradas por artistas da Associação Chico Lua, por meio do projeto “Ver e Fazer”, que tem o apoio do BNDES. As aulas acontecem a partir das oito horas da manhã e vão até às 12 horas, reunindo um total de 100 alunos.

O projeto “Ver e Fazer” teve início no mês de fevereiro e chega à quarta comunidade nesta semana. Desde o início do ano já esteve na Vila Zumbi dos Palmares, em Colombo, no Assentamento do Contestado, na Lapa e na Escola Antonio André Johnsson, também do município de Colombo, que recebeu duas edições do projeto, que reúne diretamente uma equipe composta por 10 técnicos entre músicos, dançarinos e atores. O projeto consiste exatamente no que sugere seu nome: primeiro as crianças vão até o teatro, onde assistem a um espetáculo, e depois aprendem como o teatro é feito através da prática das várias etapas necessárias para sua criação. Ontem, eles assistiram ao espetáculo Música Maestro, com direção de Manoel Kobachuk, no Teatro de Bonecos Dr. Botica. As crianças puderam ainda conhecer os bastidores do teatro, aprendendo um pouco sobre o funcionamento da arquitetura teatral, além de manipular as requintadas marionetes do espetáculo. Hoje, elas estarão se revezando entre aulas de Dança Popular, ministradas por Ivan Araújo e Bernardo Kobachuk, que trabalham os ritmos do Fandango e da Dança do Facão; a oficina de Música, por Nélio Sprear; Confecção de Bonecos, por Gil Gabriel e Edson Naindorf e aula de Criação de História, com Priscila dos Santos. Todas as crianças fazem as quatro oficinas, se revezando em duas manhãs de trabalho.

Embora o projeto trabalhe um período curto em cada comunidade, ele atende ao objetivo de despertar em crianças que vivem numa realidade de pobreza e violência o gosto pela arte, além da consciência de que elas têm direito de acesso a ela. Segundo a coordenadora do “Ver e Fazer”, Neiva Figueiredo, a Associação Chico Lua é o resultado do desejo da Companhia Manoel Kobachuk de atender às comunidades que, até então, procuravam o espaço cultural.

Serviço:

Oficinas: Projeto Ver e Fazer

Quando: Terça -feira (1.º), quinta -feira (3)

Horário: das 8 às 12 horas

Local: Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima

(Rua São Pedro, 1161 – Jardim Nossa Senhora de Fatima, Colombo) Fone: 663-7833.

continua após a publicidade

continua após a publicidade