Curitiba é a rota deste final de semana do espetáculo itinerante Ary, o Brasileiro, que percorre as capitais do País até fevereiro, com o patrocínio da Petrobras. Apresentada pela primeira vez no Rio de Janeiro em 1994, a montagem atual retrata a vida e a obra do cantor e compositor, nascido há exatos 100 anos em Ubá (MG). Para isso, conta com o grupo Bons Tempos e textos do jornalista Sérgio Cabral. No final da turnê, terão sido 52 shows em teatros e espaços alternativos.
A idéia de fazer o musical surgiu em 1992, quando os integrantes do Bons Tempos identificaram que as canções de Ary Barroso eram recorrentes no repertório do quinteto. Em meados de 1993, Sérgio Cabral lançou o livro No Tempo de Ary Barroso, pela Editora Lumiar. Foi quando o grupo encontrou o parceiro ideal para a empreitada. O resultado é um espetáculo alegre e dinâmico, onde a obra de Ary Barroso é executada com leituras diversificadas e arranjos para várias formações instrumentais. Tudo embalado pela lembrança de histórias que destacam aspectos peculiares da vida do compositor.
Fiel às raízes do samba e juntos há 20 anos, a banda é formada por Alfeu (cavaquinho e vocais), Caco (vocal solo e percussões), Chiquinho (pandeiro e vocais), Elder (timba e vocais) e Newton (violão de sete cordas e vocais).
***
Hoje às 21h no Clube dos Empregados da Petrobras, em São Mateus do Sul, amanhã às 21h e domingo às 19h no Teatro Paulo Autran (Shopping Novo Batel). Entrada franca.