O 19 de agosto seria um dia como outro qualquer, não fosse a data em que se comemora o Dia Mundial da Fotografia. Para muitos, apenas um sábado comum, mas quem entende do assunto sabe que o dia deve ser lembrado.
Para comemorar a data, a Livrarias Curitiba vai promover um bate-papo com dois conceituados profissionais: João Urban e Nego Miranda. O encontro será amanhã, às 19h, na megastore do Shopping Estação, com entrada franca. Durante o evento, eles vão falar sobre fotografia documental, suas carreiras e seus livros mais recentes.
Nego Miranda. |
João Urban e Nego Miranda trabalham juntos desde 1977 e já escreveram vários livros. Para o início de 2007, já em fase adiantada de produção, Miranda vai apresentar o livro Morretes, meu pé de serra. A fotografia documental é um gênero que não levanta somente questões estéticas, mas conta grandes histórias e registra mundos diversos. Os trabalhos de Urban e Miranda mostram alguns desses mundos, como os trabalhadores da erva-mate, a vida dos bóias-frias e outras peculiaridades que boa parte dos moradores urbanos jamais conheceria em detalhes.
Destaque também para a maneira como eles mostram seus trabalhos no momento em que registraram a arquitetura de madeira no Paraná ou as memórias da imigração polonesa.