Meu Vizinho Mafioso, agora 2, está de volta. A produção é o resultado de uma combustão espontânea ocorrida quando o elenco original se reencontrou para assistir a Meu Vizinho Mafioso, quase um ano depois do término de sua produção. A maioria não havia voltado a se encontrar durante esse ano, mas, de imediato, o antigo relacionamento veio à tona e eles começaram a lembrar os bons momentos que tiveram juntos durante a filmagem e o desenvolvimento de seus peculiares personagens. Eles imaginaram os tipos de situações nos quais esses personagens poderiam se encontrar se houvesse um segundo episódio da história.
O filme foi rodado em Los Angeles e arredores, e os cineastas tiraram proveito de muitos locais famosos. A filmagem começou na histórica Lightman House em Rancho Palos Verde, Califórnia. Esta construção toscana de 1926 foi projetada pelo arquiteto Gordon Kaufman. A produção usou também a Mark Goodman House em Hancock Park, uma das mais antigas e imponentes áreas de Los Angeles, para captar toda a elegância e estilo que o lar de um dentista bem-sucedido do sul da Califórnia deve refletir.
No centro de Los Angeles, dois locais históricos foram usados para partes do filme: Union Railroad Station (estação ferroviária) e Olvera Street Plaza. A Union Station, construída em 1939, oferece uma grande variedade de ângulos nos quais filmar e foi o terminal de ônibus de Los Angeles do filme.
Na nova trama, o ex-assassino Jimmy “Tulipa” Tudeski está desfrutando uma vida tranqüila num chalé em frente à praia, no México.
Graças a uma ficha dentária falsificada fornecida pelo antigo vizinho e amigo Nicholas “Oz” Oseransky (Mathew Perry), no final de Meu Vizinho Mafioso, Jimmy enganou a gangue de Gogolak e fugiu dos agentes federais, forjando a própria morte. Agora, em seu esconderijo seguro, Jimmy trocou sua espingarda por um aspirador de pó e está aprendendo a canalizar sua violência natural para atividades mais domésticas como faxina, decoração, e aperfeiçoando suas habilidades culinárias, enquanto lida com alguns dos problemas pessoais que o levaram à vida do crime. Enquanto isso, sua esposa Jill (Amanda Peet), uma idealista aspirante a assassina, que ainda não conseguiu dar um golpe certeiro, sonha com os bons velhos tempos, quando só o que seu selvagem Jimmy queria limpar era a prova do crime.
De repente, aparece à soleira dos Tudeski alguém que não foi convidado. É Oz, esbaforido e desesperado, implorando que eles o ajudem a salvar sua esposa, que foi seqüestrada pela gangue de Gogolak.