A cidade de Cornélio Procópio vai receber a partir desta quinta-feira (19) a primeira edição da nova fase da exposição itinerante ?Paraná: Caminhos da História e da Arte?, organizada pela Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a Junta Comercial do Paraná. A exemplo do projeto ?Mostra Regional de Artes Visuais?, essa exposição itinerante vai atender às 18 Regionais de Cultura do Paraná até 2010.

continua após a publicidade

A mostra oferece a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história do Paraná por meio de objetos, documentos, fotografias e obras de arte representando a história e a produção artística paranaense. A abertura ocorre às 19 horas no Centro Cultural Galdino de Almeida, em Cornélio Procópio, com a presença da secretária de Cultura do Paraná, Vera Mussi, e de autoridades da região. A entrada é franca.

?Paraná: Caminhos da história e da Arte? vai percorrer 18 cidades do Paraná. Nesta nova fase do projeto, o público vai conhecer a história do Estado dividida da seguinte forma: Ancestralidade: Paraná Pré-história (peças arqueológicas e arte rupestre) e o Paraná Indígena (objetos guarani, kaingang e xetá); Migrações: Principais grupos colonizadores, diversidade étnica na formação da população paranaense, surgimento de centros urbanos e primeiros artistas e o ensino da arte; Viajantes: Registros dos artistas viajantes dos primeiros núcleos urbanos; Migrações; Natureza: Paisagem rica e diversificada, Serra do Mar, Araucária, a importância da terra roxa nas lavouras do Estado; Cidades; Economia e Sociedade: Ciclos econômicos, a criação da Junta Comercial do Paraná, desenvolvimento dos meios de comunicação, proliferação das plantações monocultoras e instalação das indústrias automotivas e, finalmente, Contextos Regionais: fotos históricas que registram o desenvolvimento das diversas regiões do Estado.

A secretária de Cultura, Vera Mussi, adianta que a exposição é didática e busca divulgar, promover e valorizar o patrimônio cultural do Estado. ?Estão sendo disponibilizados objetos, documentos e obras de arte originais a fim de disseminar a produção cultural dos artistas que fizeram a trajetória da arte paranaense e com acervo dos museus da Secretaria que cedem parte de suas obras para circular pelo interior do Paraná?, afirma.

continua após a publicidade

A Mostra apresenta pinturas, documentos e objetos dos museus Paranaense, Alfredo Andersen, da Imagem e do Som, de Arte Contemporânea e Casa João Turin. No dia da abertura (19), às 8h30, acontece no Teatro do Centro Cultural Galdino de Almeida o Seminário da Cultura Paranaense, uma atividade complementar à exposição que tem por objetivo apresentar, discutir, interagir e trocar informações sobre os diversos aspectos culturais do
Estado.

Professores e historiadores vão abordar diversos assuntos, principalmente como se deu a formação da região onde acontece o seminário. As inscrições são gratuitas e todos os participantes receberão certificados emitidos pela Faculdade de Arte do Paraná. Durante o seminário serão abordados os temas ?A Breve História do Paraná e sua Formação Étnica? e ?As Artes Plásticas do Paraná?. Além dos palestrantes, também haverá como novidade um show/palestra sobre a música paranaense, com os músicos e pesquisadores Lydio Roberto e Mara Fontoura. No programa: Brasílio Itiberê, Bento Mossurunga, Padre Penalva e Lápis, conciliando um repertório erudito com o popular. O seminário também vai exibir dois curtas metragens produzidos pela Secretaria de Cultura do Paraná: ?As muitas faces de um só Paraná? e ?Assim nasce a Cultura?".

continua após a publicidade

Serviço:
?Paraná – Caminhos da História e da Arte? em Cornélio Procópio.
Abertura: Dia 19 de julho, às 19 horas, no Centro Cultural Galdino de Almeida (Rua Paraíba, 163. Telefone 43 3904 1026).
Visitas de segunda-feira a sábado, das 8 às 17h.
Entrada franca.
O seminário acontece no dia 19 de julho, às 8h30, no Teatro do Centro Cultural Galdino de Almeida.