Começa nova fase da exposição ?Paraná: Caminhos da História e da Arte?

A cidade de Cornélio Procópio vai receber a partir desta quinta-feira (19) a primeira edição da nova fase da exposição itinerante ?Paraná: Caminhos da História e da Arte?, organizada pela Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a Junta Comercial do Paraná. A exemplo do projeto ?Mostra Regional de Artes Visuais?, essa exposição itinerante vai atender às 18 Regionais de Cultura do Paraná até 2010.

A mostra oferece a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história do Paraná por meio de objetos, documentos, fotografias e obras de arte representando a história e a produção artística paranaense. A abertura ocorre às 19 horas no Centro Cultural Galdino de Almeida, em Cornélio Procópio, com a presença da secretária de Cultura do Paraná, Vera Mussi, e de autoridades da região. A entrada é franca.

?Paraná: Caminhos da história e da Arte? vai percorrer 18 cidades do Paraná. Nesta nova fase do projeto, o público vai conhecer a história do Estado dividida da seguinte forma: Ancestralidade: Paraná Pré-história (peças arqueológicas e arte rupestre) e o Paraná Indígena (objetos guarani, kaingang e xetá); Migrações: Principais grupos colonizadores, diversidade étnica na formação da população paranaense, surgimento de centros urbanos e primeiros artistas e o ensino da arte; Viajantes: Registros dos artistas viajantes dos primeiros núcleos urbanos; Migrações; Natureza: Paisagem rica e diversificada, Serra do Mar, Araucária, a importância da terra roxa nas lavouras do Estado; Cidades; Economia e Sociedade: Ciclos econômicos, a criação da Junta Comercial do Paraná, desenvolvimento dos meios de comunicação, proliferação das plantações monocultoras e instalação das indústrias automotivas e, finalmente, Contextos Regionais: fotos históricas que registram o desenvolvimento das diversas regiões do Estado.

A secretária de Cultura, Vera Mussi, adianta que a exposição é didática e busca divulgar, promover e valorizar o patrimônio cultural do Estado. ?Estão sendo disponibilizados objetos, documentos e obras de arte originais a fim de disseminar a produção cultural dos artistas que fizeram a trajetória da arte paranaense e com acervo dos museus da Secretaria que cedem parte de suas obras para circular pelo interior do Paraná?, afirma.

A Mostra apresenta pinturas, documentos e objetos dos museus Paranaense, Alfredo Andersen, da Imagem e do Som, de Arte Contemporânea e Casa João Turin. No dia da abertura (19), às 8h30, acontece no Teatro do Centro Cultural Galdino de Almeida o Seminário da Cultura Paranaense, uma atividade complementar à exposição que tem por objetivo apresentar, discutir, interagir e trocar informações sobre os diversos aspectos culturais do
Estado.

Professores e historiadores vão abordar diversos assuntos, principalmente como se deu a formação da região onde acontece o seminário. As inscrições são gratuitas e todos os participantes receberão certificados emitidos pela Faculdade de Arte do Paraná. Durante o seminário serão abordados os temas ?A Breve História do Paraná e sua Formação Étnica? e ?As Artes Plásticas do Paraná?. Além dos palestrantes, também haverá como novidade um show/palestra sobre a música paranaense, com os músicos e pesquisadores Lydio Roberto e Mara Fontoura. No programa: Brasílio Itiberê, Bento Mossurunga, Padre Penalva e Lápis, conciliando um repertório erudito com o popular. O seminário também vai exibir dois curtas metragens produzidos pela Secretaria de Cultura do Paraná: ?As muitas faces de um só Paraná? e ?Assim nasce a Cultura?".

Serviço:
?Paraná – Caminhos da História e da Arte? em Cornélio Procópio.
Abertura: Dia 19 de julho, às 19 horas, no Centro Cultural Galdino de Almeida (Rua Paraíba, 163. Telefone 43 3904 1026).
Visitas de segunda-feira a sábado, das 8 às 17h.
Entrada franca.
O seminário acontece no dia 19 de julho, às 8h30, no Teatro do Centro Cultural Galdino de Almeida.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo