Parceria entre o Instituto Cervantes e a Fundación Coca-Cola Juan Manuel Sáinz de Vicuña traz ao Brasil pela primeira vez uma seleção do acervo de arte da Fundación Coca-Cola: “Diez Años de Fotografia Española Contemporânea”, que mostrará ao público imagens criadas nos últimos dez anos por um grupo de 28 artistas (e 34 obras), fotógrafos e vídeo criadores que fazem parte do panorama espanhol.
Em entrevista à assessoria de imprensa do evento, a curadora da exposição, Lorena Martínez de Corral, disse que a exposição pode ser vista como um conjunto diverso de possibilidades da imagem dentro da arte e pode ser interpretada sob diversos aspectos: a imagem testemunho, imagem arquivo, a imagem reivindicativa, a imagem cinematográfica, a imagem sonho, a imagem lembrança, a imagem biográfica e a imagem detida.
A exposição termina dia 9 de abril. Até lá, ocorrerão também debates, como o que será realizado no dia 23 de março, com o tema “Criação, produção e contexto”, com Fernando Castro Flórez, moderador de um grupo composto por galeristas, colecionadores e responsáveis por divulgação, para discutir a importância do apoio corporativo às artes, por meio de suas coleções.
No dia 24 de março, Fernando Castro Flórez e Sylvia Colombo comandarão a mesa redonda “A necessidade da crítica no impulso às artes na Ibero-américa”. Os participantes desta mesa são curadores, professores e críticos de arte de renome em seus países. Ambos encarnam um espírito crítico e estimulante, capaz de orientar a criatividade de artistas bem como de incentivar a produção de instituições, tanto públicas quanto privadas. Contrários a vulgaridade e exigentes com a inovação, esperamos de seu encontro um contraste criativo do impulso às artes dos dois lados do Atlântico.
Diez Años de Fotografia Española Contemporânea
Quinta-feira, dia 03
Abertura, às 19h30 para convidados
Abertura ao público na sexta-feira, 04
Faixa etária: Livre
Instituto Cervantes
Av. Paulista, 2439 – Metrô Consolação
Tel.: 11 3897-9609
Gratuito
www.spcervantes2011.info