Começa hoje a 6ª Balada Literária em São Paulo

Começa hoje uma balada diferente. Não será na Vila Olímpia, nem no Baixo Augusta. Haverá, sim, uma pedra no meio do caminho. E, em vez de apenas dançar e beber, os participantes, sobretudo, lerão, discutirão e respirarão literatura. É a 6ª Balada Literária, que até domingo, trará mesas com escritores e, em menor escala, shows, exposições e peças de teatro nas regiões de Pinheiros, Vila Madalena e Avenida Paulista. Toda a programação será gratuita e, para participar, o público deverá chegar uma hora antes de cada evento e retirar senha. A abertura de hoje, no entanto, já está com os ingressos esgotados (será o show Poemúsica, com Adriana Calcanhotto, às 21h, no Sesc Pinheiros).

O escritor homenageado deste ano é Augusto de Campos, que completou 80 anos em fevereiro. Usando recursos visuais como a disposição geométrica das palavras na página e a aplicação de diferentes tipos e cores, Campos foi um dos precursores da poesia concreta no Brasil.

Amanhã, às 17h30, o homenageado e o cantor Caetano Veloso participarão de uma mesa de debate no Centro Cultural B_arco, em Pinheiros. Eles falarão, respectivamente, de concretismo e tropicalismo. Mais cedo, às 14h30, na Livraria da Vila, os interessados na intermediação entre as linguagens da TV, cinema e literatura poderão conferir os escritores Adriana Falcão e Marçal Aquino discorrerem sobre o tema.

Na sexta-feira, os destaques ficam por conta da mesa literária da qual farão parte os escritores Paulo Lins, autor de “Cidade de Deus”, e Índigo. O evento será na Livraria da Vila, às 11h. No mesmo local, às 16h30, será possível assistir também à palestra do britânico Edwin Williamson, biógrafo de Jorge Luis Borges. E, no Instituto Itaú Cultural, às 19h30, o cantor Tom Zé abordará poesia e música. “É bem capaz de ele dar uma palhinha”, diz Marcelino Freire, organizador da Balada Literária.

No sábado, às 11h, o dia começa com a escritora Adriana Lunardi falando de metáforas na Livraria da Vila. Às 14h, na Biblioteca Alceu Amoroso Lima, em Pinheiros, Fabrício Carpinejar conversará com autoras experientes e também com as estreantes Juliana Amato e Lorena Martins.

Uma boa opção para fechar esse dia é assistir, às 20h, no Instituto Itaú Cultural, à palestra com o escritor gaúcho João Gilberto Noll, ganhador de vários prêmios, entre eles, cinco Jabutis. Após a conversa, Noll atuará na peça de teatro “Solidão Continental”, de sua autoria. E para quem quiser curtir shows e exposições, ficam duas dicas: a mostra “Tempo Suspenso”, de Isabel Santana Terron, em cartaz desde o começo da festa, na Livraria da Vila. E para encerrar o evento, no domingo, às 20h, no Centro Cultural B_arco, show do cantor Aloísio Menezes. As informações são do Jornal da Tarde.

Locais da Balada:

Biblioteca Alceu Amoroso Lima (Rua Henrique Schaumann, 777, Pinheiros). Tel. (011) 3082-5023.

Casa das Rosas (Avenida Paulista, 37, Bela Vista). Tel. (011) 3285-6986.

Centro Cultural B_arco (Rua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 426, Pinheiros). Tel. (011) 3081-6986

Espaço Plínio Marcos (Praça Benedito Calixto).

Goethe Institut (Rua Lisboa, 974, Pinheiros). Tel. (011) 3296-7000.

Itaú Cultural (Av. Paulista, 149, Paraíso). Tel. (011) 2168-1777.

Livraria da Vila (Rua Fradique Coutinho, 915, Vila Madalena). Tel. (011) 3814-5811.

Sesc Pinheiros (Rua Paes Leme, 195, Pinheiros). Tel. (011) 3095-9400.

Confira a programação completa em www.baladaliteraria.zip.net

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo