A roqueira baiana Pitty: atração na
primeira mesa-redonda e show no Memorial.

Na próxima segunda-feira tem início a maior e mais cara (R$ 100 mil) edição da história do Perhappiness, o festival anual de literatura que acontece desde 1989 em Curitiba, promovido pela Fundação Cultural. Dedicado à prosa, o evento começa com música: às 19h, o Teatro Londrina do Memorial de Curitiba abriga uma mesa-redonda com o VJ da MTV Edgar Piccoli e os músicos Supla, Gabriel O Pensador e Pitty.

O tema da mesa-redonda é Adoro Ler, em que os convidados falam das suas preferências literárias, e de como a leitura influencia suas carreiras. Após o debate, a roqueira baiana Pitty, um dos mais recentes sucessos das rádios de todo o Brasil, se apresenta na praça do Memorial.

O Perhappiness prossegue durante toda a semana, até o dia 21 de setembro, trazendo alguns dos nomes mais representativos da literatura brasileira contemporânea, além de escritores estrangeiros. Estarão presentes os argentinos César Aira e Jorge Montesino, o alemão Frido Mann, neto de Thomas Mann, e ainda os brasileiros João Gilberto Noll, Marcelo Mirisola, Rubens Figueiredo, Wilson Bueno, Deonísio da Silva, Fernando Bonassi, Ângela Lago, Marco Lucchesi, André Sant?anna e Ana Miranda.

Paralelos

A partir de segunda-feira, o Memorial abriga uma série de eventos paralelos, como a Mostra de Cinema e Literatura, com seis filmes feitos a partir de obras literárias: Adaptação, Abril Despedaçado, Cidade de Deus, O Amigo Americano, Ironweed e Z. As Livrarias Curitiba estarão no local durante o dia para a venda de livros, e todas as noites acontecem shows musicais. A Fundação Cultural de Curitiba lança ainda o Anuário da Literatura Curitibana 2002, com a relação de todas as obras editadas pelos autores curitibanos no ano passado.

Filé mignon

Mas o filé mignon do evento é o neto de Thomas Mann, Frido, que faz no Teatro Paiol uma leitura de trechos de seus romances Brasa (2000) e Trompa da Noite (2002). Ele conta ainda sua vivência literária e a origem brasileira da família – a mãe de Thomas e Heirinch Mann, Julia, nasceu no Brasil, e passou a primeira infância em Paraty (RJ). Integra-se à programação, ainda, a Semana Mann, realizada pelo Instituto Goethe de Curitiba, com uma mostra de filmes alemães baseados em obras de Thomas Mann e um ciclo de palestras sobre o autor.

Na Casa Romário Martins (Largo da Ordem) estará aberta a exposição Livros Ilustrados Através dos Séculos – Coleção Guita e José Mindlin, que faz um pequeno recorte da maior coleção bibliográfica particular do País. A exposição traz 30 painéis, contendo reproduções de livros ilustrados por grandes artistas a partir do século XV: Augusto Rodrigues, Djanira, Fayga Ostrower, Cícero Dias, Rabanus, Delacroix, Dürer, Matisse, Miró, Aldemir Martins, Siron Franco, Renina Katz, Maria Bonomi, entre outros.

Serão realizados ainda dois cursos literários, voltados a profissionais e estudantes da área: A arte de narrar contos de fadas e lendas brasileiras, com Deonísio da Silva, e Curso de Tradução, com Rubens Figueiredo. Todos os eventos têm entrada gratuita, exceto os shows, com ingressos a 1 real.

continua após a publicidade

continua após a publicidade