Desde que estreou na tevê, em 2000, como a prostituta Simone de Laços de Família, a sina de Vanessa Machado tem sido viver mulheres sensuais. Também pudera. A bela morena de 1,80m de altura exibe curvas perfeitas, alcançadas com horas semanais de spinning e musculação. Atualmente na pele da personal trainner Rosana, de Bicho do Mato, não poderia ser diferente. Na trama das sete da Record, a atriz, de 32 anos, não perde uma oportunidade de exibir seu corpão. ?Estou empolgadérrima com a Rosana?, anima-se. Para viver a personagem, que dá aulas de ginástica e alongamento para a ?socialite? Alzira, vivida por Denise Del Vecchio, Vanessa mergulhou de cabeça no dia-a-dia das academias. ?Nunca malhei com personal trainner, mas quando soube da Rosana logo me interessei. Fui à academia pesquisar mais a respeito?, conta.
Animada com a nova emissora, a atriz – que já participou da minissérie O Quinto dos Infernos e da novela Cobras & Lagartos, ambas da Globo, sendo que a segunda é concorrente de horário de Bicho do Mato – é só elogios a Denise Del Vecchio, sua atual companheira de trabalho. ?A Denise leva tudo para o lado do humor e eu adoro isso. Nos divertimos muito nas gravações. Tenho de me segurar muito para não rir. Ela é uma superatriz?, elogia. Segundo ela, não basta ter um corpo sarado para encarnar uma personal trainner com credibilidade. Afinal, a profissão requer paciência e uma boa dose de psicologia. Pelo menos é o que Vanessa defende com unhas e dentes. ?O personal acaba conversando sobre tudo, é um pouco psicólogo. Ao mesmo tempo que treina, conversa sobre a vida. É um amigo que cuida do cliente?, avalia a atriz goiana.
A verdadeira intenção de Vanessa, que se mudou para São Paulo aos 17 e foi descoberta por um olheiro de uma agência de modelos, tem sido mostrar ao público que um personal trainner é, antes de tudo, um professor de Educação Física e deve, portanto, agir com responsabilidade e cuidado. ?Fiquei preocupada se teria de ficar saradésima, com um corpão definido. E não é bem assim. Oitenta e oito por cento dos professores de Educação Física têm o corpo normal. Eles se preocupam mais com a saúde do que com o culto ao corpo?, explica.
Ao contrário da prostituta Simone de Laços de Família, que se passava por melhor amiga de Capitu, interpretada por Giovana Antonelli, e, ao fim da novela, se revelava uma baita traidora, Rosana é uma pessoa amiga e tem uma enorme paciência com suas clientes, principalmente com Alzira e seus ataques de frescura. ?A Rosana segura a onda dela?, diverte-se.
Apesar de quase sempre ser convidada para interpretar personagens cheios de sensualidade, Vanessa não se queixa do rótulo de ?gostosona?. ?Se tiver de fazer a gostosona sempre, vou fazer. Televisão é imitação da vida. Não me incomoda. Posso fazer uma vilã gostosona?, opina a atriz que conta não ter tido problemas com os figurinos da Record. ?Não tenho tido apelo de figurino sensual?, completa.
Lembrada até hoje por viver uma garota de programa em sua estréia na tevê, Vanessa, que começou a se aprimorar na vida artística com a Oficina de Atores da Globo, prefere as vilãs às boas moças. ?Acho muito chato fazer a mocinha. Não é desafiador. Mas é lógico que não rejeitaria?, confessa a atriz que, de uns tempos para cá, resolveu se aventurar até na carreira cinematográfica. Fez o longa Verdades e mentiras sobre o sexo, de Euclydes Marinho, que deve ser lançado até o final do ano. ?É um drama meio documentário com depoimentos verdadeiros?, conta.