O jornalista e colunista do Paraná Online, Willy Schumann, lança nesta terça-feira (26) o livro Cidade dos Monges, às 19h no Palacete dos Leões. O título é uma referência à cidade de Munique, local onde se passa boa parte da trama e que se serve de autorreferência, já que Schumann passou um tempo na Alemanha como correspondente internacional.
Por sinal, a ideia inicial surgiu enquanto estava na Europa, no entanto, acabou perdendo boa parte do trabalho por conta de um vírus que invadiu o seu computador. Ele só voltaria a compor as páginas quando retornou ao Brasil.
Verdade ou ficção
O personagem central da obra é um jornalista paulista que, graças à sua inquietação, deixa o Brasil para viver na terra de Goethe. Apesar de sua vivência por lá ter ajudado na descrição da cidade, o autor afirma que o trabalho não é autobiográfico. “Algumas situações aconteceram, mais eu prefiro não contar para deixar o mistério”, explica Schumann.
Isso faz com que muitas pessoas que já leram o livro se perguntarem o que é verdade e oque é ficção. Ainda assim, o autor diz que o livro está aberto às interpretações.
Influenciado pelo escritor franco-angolano Albert Camus, Schumann deixa claro que, apesar de este ser seu primeiro romance e que só agora se sentiu maduro para ‘enfrentar’ literatura, já está preparando um segundo romance. Outra carta na manga é a participação do jornalista em uma coletânea de contos sobre viagem.
Serviço
Data: 26 de Março de 2013
Horário: das 19h às 22h
Local: Palacete dos Leões – Av. João Gualberto, 530, Alto da Glória.
Estacionamento interno gratuito