Obra de Di Cavalcanti. |
O Museu Metropolitano de Arte de Curitiba abre, hoje, três novas exposições com obras do seu acervo. Estarão expostas, até o mês de janeiro de 2005, obras de grandes nomes da arte brasileira, como Aldemir Martins, Portinari, Di Cavalcanti, Pancetti e Guignard, pertencentes à coleção de Poty Lazzarotto. Outra exposição é a coleção de esculturas e pinturas de Cleusa Salomão, também do acervo do Museu, em cartaz até 17 de outubro, apresentando um panorama da arte deixada por essa artista plástica paranaense (1937-1983). A terceira exposição, na Sala Célia Neves Lazzarotto, reúne em torno de 60 desenhos de Mohamed (1957-1987) e também poderá ser vista até 17 de outubro.
A exposição montada a partir da coleção de Poty apresenta 62 obras de arte entre pinturas, desenhos, gravuras, esculturas e duas tapeçarias, uma de Poty e outra de Aldemir Martins, expostas agora pela primeira vez. Entre os artistas estão Pancetti, Guignard, Di Cavalcanti, Djanira, Portinari, Carybé, Antonio Maia, Oswaldo Goeldi.
Sucata
A exposição Cleusa Salomão Pinturas e Esculturas apresenta dez pinturas e 17 esculturas dessa artista, que desde o início da carreira, nos anos 60, fugia dos padrões existentes na arte paranaense. Seu trabalho no início era feito de peças de ferro velho. Depois fez uma série de experiências com móbiles e esculturas. Realizou os primeiros “happenings” em Curitiba e já naquele tempo era uma artista performática. Ela foi pioneira na organização da Feira de Arte e Artesanato que hoje ocupa o setor histórico de Curitiba, articulando o movimento que levou o artesanato curitibano para as ruas.
Desenhos
Mohamed Desenhos do Acervo reúne obras em técnicas diversas, inclusive a que ele chamava de “nanquim lavado”, utilizada nos trabalhos que remetem às formas da escrita árabe. Organizados em séries, os desenhos são na maioria abstratos, mas os elaborados a pastel, de formas geométricas e figurativas, também se destacam, assim como a série de desenhos eróticos, extremamente realistas, de traços muito bem feitos e gestual forte.
Serviço:
Exposições no Museu Metropolitano de Arte de Curitiba (Av. República Argentina, 3430)
Coleção de Poty Lazzarottto – Sala do Acervo. Cleusa Salomão Esculturas e Pinturas – Sala II. Mohamed Desenhos do Acervo – Sala Célia Neves Lazzarotto.
De 12 de agosto (abertura às 19h30) a 17 de outubro. Exceto Coleção de Poty Lazzaroto, até janeiro de 2005.
Horário de visitas: de terça a quinta-feira, das 13h às 19h; sexta-feira, das 13h às 21h; sábados e domingos, das 15h às 19h. A entrada é franca.