Em seu quarto dia de comemoração pela Semana Nacional do Choro, realizada em Curitiba, o Clube do Choro se apresenta na Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap), hoje, às 17h. No encontro, os músicos João Ega-shira (bandolim), Gabriel Schwartz (flauta), Tiziu (violão), Denis do Pandeiro e Julião Boêmio (cavaquinho) apresentarão desde o repertório tradicional com composições de Pixinguinha, Ernesto Nazaré, Waldir Azevedo e Jacob do Bandolim, até composições inéditas de seus participantes. ?Um dos fundamentos do clube é trabalhar as composições tradicionais e criar outras novas?, afirmou João Egashira, um dos seus criadores.

continua após a publicidade

O Clube do Choro foi constituído em 2003, com o violinista carioca Luís Otávio Braga apadrinhando o grupo. Na ocasião, Egashira e os demais integrantes do clube começaram com o ?choro? por gostar desse estilo musical. No mesmo ano perceberam que na cidade havia público e músicos para criar a Semana do Choro, em homenagem ao Dia do Choro (23 de abril) e o compositor Pixinguinha. Para Ega-shira, o choro tem um grande valor social. ?A origem desse estilo está envolvida com a origem do povo brasileiro. O choro é uma mistura da música européia com a música africana. É uma música tanto melancólica quanto festiva, exatamente como o povo brasileiro?, contou.

A programação da Semana do Choro teve início neste sábado, com uma roda de choro no Espaço Cultural Beto Batata. No domingo o clube se apresentou na Feira do Largo da Ordem, em parceria com o grupo Choro e Seresta.

Inovando na programação da semana do Choro, o clube se apresentou na Faculdade de Arte do Paraná, ontem, e hoje, com o show na Embap, conclui sua presença em instituições de ensino.

continua após a publicidade

Este ano a atração especial é o bandolinista carioca Pedro Amorim. O músico participará de um bate-papo musical no Conservatório de MPB, amanhã. No encontro deverá falar sobre sua carreira, inspiração na hora de compor e a visão que tem sobre o choro de ontem e o de hoje.

Serviço: Escola de Música e Belas Artes do Paraná (R. Emiliano Perneta, 179).

Telefone (41) 223-1129. Programação: Dia 21 – quinta-feira, gravação ao vivo do Programa Clube do Choro. Dia 22 – sexta-feira, Baile de Gafieira -com a Orquestra Maria Faceira no Espaço Cultural Calamengau. Dia 23 sábado, Dia Nacional do Choro, roda de choro na Boca Maldita. Dia 24 – domingo, Festival de Choro -Mostra competitiva de choros inéditos do Clube do Choro às 14h. 

continua após a publicidade