A TV por assinatura está num momento de ascensão no Brasil. Com a anunciada fusão da Sky e da Directv e com o crescimento do número de assinantes das tevês pagas, vários canais resolveram investir em novas produções, que já podem ser conferidas a partir deste mês. Dentre os canais que prometem novidades estão a Fox, Discovery, Eurochannel e National Geographic, que estréiam novas séries e episódios inéditos de seriados, além de documentários. Isso sem falar de uma grande aposta da Net Digital: o canal infantil TV-Rá-Tim Bum. A partir do dia 1.º de setembro, a operadora vai disponibilizar o conteúdo do primeiro canal brasileiro dedicado ao público infantil que, a princípio, será distribuído apenas para as cidades do Rio, São Paulo e Porto Alegre. ?Nossa intenção é comercializar para outras praças quando a tecnologia digital estiver disponível. Ou seja, muito em breve?, avisa Fernando Ramos, diretor executivo da Net Brasil.
Com uma programação que ficará no ar durante 24 horas, a TV Rá-TimåBum vai apresentar episódios inéditos de alguns programas que são velhos conhecidos do grande público e já eram apresentados na TV Cultura. É o caso dos novos episódios dos seriados Castelo Rá-Tim-Bum, Glub Glub e X-Tudo. Além deles, o canal vai estrear os inéditos Som na Caixa com o DJ Cão – dedicado a clipes de músicas – e o Programa JP, que mostrará entrevistas com profissionais de diversas áreas. Mauro Garcia, diretor de programação da TV Rá-Tim-Bum, adianta que os pais também poderão matar as saudades de programas exibidos na década de 80, diariamente, entre 22 h e 0 h. Dentre eles, o canal vai exibir Bambaleão e Silvana e Mundo da Lua, por exemplo. ?É um alento para os mais velhos poderem relembrar antigos sucessos?, valoriza.
Mas para mudar o canal das produções nacionais e zapear por um conteúdo menos ?retrô?, uma opção é dar uma espiada no National Greographic e na Fox, que preparam algumas estréias. No primeiro, uma das novidades é o programa The Insider, que mostrará os bastidores dos principais eventos de entretenimento, como o show dos Rolling Stones realizado na praia de Copacabana, no Rio. Já a Fox estréia, a partir do dia 12 de setembro, a terceira temporada de Nip/Tuck, série protagonizada pelos cirurgiões plásticos Sean McNamara e Christian Troy, personagens de Dylan Walsh e Julian McMahon. Em outubro é a vez do seriado Prision Break, que conta a história de dois irmãos. Um deles é condenado injustamente a morrer. ?O segundo semestre é a época mais ?quente? da programação. Temos produções para todos os gostos?, exagera Gustavo Leme, vice-presidente da Fox Latin American.
Na fusão dos ?enlatados?, com os programas Made in Brazil, surgem algumas co-produções para quem gosta de programas de ?bichinhos? ou documentários. O Discovery estréia, no dia 9 de agosto, às 22 h, o documentário Rebelião dos Tubarões, parceria com a produtora Canal Azul, que mostrará algumas das regiões mais afetadas pelo predador, como o litoral do Recife, em Pernambuco. Já o Eurochannel também vai ?atacar? com o documentário Europa Paulistana no próximo dia 12 de setembro, às 22h. Realizado em parceria com a brasileira Grifa Mixer, a produção aborda o relacionamento de imigrantes europeus com o estilo de vida paulistano. Dirigido por Michel Tikhomiroff e Edu Rajabally, o documentário é a primeira co-produção do Eurochannel no Brasil. Isso mostra o início de uma fusão das produções brasileiras com estrangeiras e fica claro o interesse dos grandes canais de TV por assinatura no mercado brasileiro. ?Sempre pensamos em produzir no Brasil e chegou a oportunidade. É o início de nossas parcerias?, anuncia Gustavo Vainstein, presidente do Eurochannel.