Alice Rodrigues/FCC |
O violonista e compositor Claudio Menandro lança nesta sexta-feira (12), às 21h, no Teatro Paiol, o CD "Descansado" – um álbum de composições próprias, todas instrumentais, com a participação do clarinetista Proveta. Esse é o segundo CD do músico e segue a mesma direção do primeiro álbum, "Sombra de água fresca", de 2003, que é voltado para as diversas ramificações do choro, entre elas baião, valsa e maxixe.
"Nesse trabalho quero mostrar o universo do choro que muitos não conhecem", diz Claudio Menandro. No show, o violonista vai mostrar algumas canções do novo trabalho e outras inéditas que são letradas. Para essa apresentação, Claudio Menandro terá como acompanhantes os músicos André Prodóssimo (violão), Rodrigo Capistrano (saxofone) e Vina Lacerda (panderio). O CD será vendido no local por R$ 20,00.
Ainda neste ano, Claudio Menandro vai lançar um outro álbum, intitulado "Tributo a Waltel Branco", que é dedicado à obra dele para violão. Essa será a primeira gravação das obras de Waltel por outro músico. Waltel participará do CD, com data de lançamento ainda não definida.
Cláudio Menandro nasceu em Salvador e iniciou ainda jovem sua carreira artística. Começou os estudos de viola da gamba no Rio de Janeiro e aperfeiçoou-se no Conservatório de Música Antiga de Genebra, interpretando música barroca e renascentista, com curso de extensão em Basel, também na Suíça.
Gravou seu primeiro disco em 1986 interpretando clássicos do repertório para violão. Paralelamente, aumentou seu interesse pela música brasileira e começou a tocar bandolim e cavaquinho nas rodas de choro. Atualmente mora em Curitiba e é professor de violão e cavaquinho no Conservatório de Música Popular Brasileira.