Inspirada pela criatividade e inovação da série Disney Adventures, que apresenta nova interpretação para grandes sucessos musicais de seus filmes em produtos lançados no ritmo da bossa nova, country e jazz, a Walt Disney Records acaba de lançar Disney Adventures in Samba -uma compilação única de clássicos da Disney totalmente produzida no Brasil – regravados na contagiante cadência do samba, pagode e choro.
Para produzir o álbum, a Walt Disney Records convidou o experiente Alceu Maia, que já trabalhou com Chet Baker, Dionne Warnick e com artistas brasileiros consagrados como Cartola, Chico Buarque, João Bosco, Elizeth Cardoso, Paulinho da Viola, Clara Nunes e Toquinho. Alceu é produtor dos dois CDs de Diogo Nogueira e co-produtor da Trilha Sonora Oficial do Desfiles das Escolas de Samba do Rio de Janeiro de 2010.
Como a ideia era ter representantes dos vários estilos dentro do samba criando novas roupagens para os clássicos dos filmes da Disney, foi formado um time que inclui nomes consagrados do gênero (Martinho da Vila, Alcione, Leci Brandão, Jorge Aragão e Arlindo Cruz), gente da nova geração (Diogo Nogueira, Casuarina e Ana Costa), nomes do samba moderno (Alexandre Pires, Dudu Nobre, Exaltasamba e Molejo) e duas grandes cantoras baianas, Daniela Mercury e Margareth Menezes.
Cada um preparou a versão à sua maneira e o resultado surpreende. As músicas ficaram com a cara de seus intérpretes ao mesmo tempo em que álbum ganhou uma unidade.
“Apesar dessa pluralidade de artistas, o projeto está com uma identidade muito legal, com assinatura do samba e da brasilidade musical, se é que isso existe”, comentou o produtor Alceu Maia.
O repertório apresenta inesquecíveis canções em português dos filmes Disney, como A bela e a fera (de A bela e a fera), A estrela azul (Pinóquio), Aqui no mar (de A pequena sereia) e Amigo estou aqui (de Toy story), incluindo regravações de clássicos da MPB que marcaram produções da Disney como Tico-tico no fubá (Zequinha de Abreu), Você já foi à Bahia? (Dorival Caymmi), Aquarela do Brasil, Bahia (Na baixa do sapateiro) e Os quindins de Yaya (ambas de Ary Barros).
Dentre as 14 canções há uma inedita, Pagode na Disney (Alceu Maia/ Breno Maia/ Arlindo Cruz/ Arlindo Neto). Além do CD, a Walt Disney Records coloca no mercado uma versão CD + DVD, na qual homenageia Zé Carioca.
Afinal, o samba é a principal manifestação cultural popular brasileira, apesar de suas raízes africanas, e se transformou em símbolo de identidade nacional, cujo alcance não tem idade ou classe social e atravessa fronteiras e idiomas.
E nenhum outro personagem representa melhor isso do que o papagaio mais famoso do mundo. Zé Carioca foi criado no começo da década de 40, e idealizado pelos Estúdios Disney para o filme Alô, amigos (de 1942) com dados coletados pelo próprio Walt Disney, quando ele visitou a América do Sul.
O filme era dividido em quatro partes, onde Zé apresentava ao Pato Donald todas as maravilhas de seu país. Dois anos depois, Zé Carioca aparece novamente em outra produção destinada à América Latina: Você já foi à Bahia? (1944), mais uma vez ao lado de seu amigo Pato Donald, que dança apaixonado ao lado da cantora Aurora Miranda, numa sequência inovadora para a época que mistura animação com atores reais.
O Brasil que encantou Walt Disney é homenageado uma vez mais no filme Tempo de melodia (1948), mais um clássico onde o nosso simpático representante agita o “Café do samba”.
O DVD que acompanha o CD, Disney Adventures in Samba, traz sequências musicais inteiras desses filmes de Zé Carioca, making off das gravações e os videoclipes ineditos de Aquarela do Brasil (Alexandre Pires) e Pagode na Disney (Arlindo Cruz).