A Taça de Ouro, um clássico da literatura inglesa, é agora editado pela primeira vez no Brasil, com tradução de Alves Calado para a Editora Record. Foi o último livro escrito por Henry James, um dos maiores escritores americanos de todos os tempos. Publicado em 1904, é considerado uma obra-prima poética. Sua história atemporal foi recentemente adaptada para o cinema por James Ivory, com Angelica Huston e Uma Thurman no elenco.

Controvertido e sofisticado, o romance conta a história de Adam Verver, um rico colecionador de arte norte-americano, e sua filha única, Maggie. Alpinistas sociais, eles compram para si uma jovem esposa e um marido de sangue azul, sem saber que Charlotte e o príncipe Amerigo foram amantes. Na véspera do casamento de Maggie, eles compraram em um antiquário uma taça de ouro com um defeito imperceptível e que vai ter importância na vida de Maggie.

Os acontecimentos de A Taça de Ouro se desenrolam na Inglaterra, país que o nova-iorquino James escolheu para viver e morrer. Ainda que faça um retrato fidedigno da sociedade inglesa e americana em seu contexto do século XIX, o escritor optou por “deixar seus leitores suspensos entre o céu e a terra”, devido à ambigüidade e ao irreal.

Henry James nasceu em Nova York, em 1843. Estudou nos Estados Unidos e na Europa e, em 1862, começou o curso de Direito, em Harvard. Depois de 1866, passou a viver a maior parte do tempo no Velho Continente, onde escrevia artigos e contos para publicações americanas.

continua após a publicidade

continua após a publicidade