Clapton é condecorado pela corte britânica

A lenda da guitarra, Eric Clapton, um dos maiores em todos os tempos, recebeu ontem o título de Comandante da Ordem do Império Britânico (CBE/Commander of the British Empire), em reconhecimento à sua contribuição para a indústria fonográfica britânica. O músico, de 59 anos, é um dos guitarristas mais influentes de todos os tempos, segundo sua apresentação feita pelo Palácio de Buckingham, representado pela princesa Ana, filha da rainha Elizabeth II, que lhe conferiu o título.

“Quando era mais jovem não teria sido capaz de aceitar (esta condecoração)”, disse durante recepção oficial no Palácio de Buckingham. “Agora que penso sobre isso, era muito imaturo. Estava contra o sistema”, disse.

“Eu atravessei uma fase de rebeldia. Agora amadureci e acho que é importante ser capaz de ser um exemplo”, reconheceu.

Em 1994, Eric Clapton já tinha sido condecorado com o grau de Cavaleiro da Ordem do Império Britânico (OBE) por sua contribuição com a música. Ele se tornou famoso na década de 60 como integrante do grupo Yardbirds, antes de conquistar o mundo com a banda Cream.

Seu maior sucesso, Layla, ele gravou com sua banda, Derek and the Dominos, a qual deu seqüência a vários álbuns solo de sucesso durante os anos 70s e 80s. Eric Clapton é um dos poucos ídolos dos anos 60s, que sobreviveu a uma intensa vida afundada nas drogas pesadas, e ainda consegue produzir música de qualidade.

Sua carreira é marcada por um profundo relacionamento com os blues men do Mississipi nos EUA. Clapton, além de ter tocado com ícones como Jimi Hendrix, B.B. King, é um dos poucos ingleses que conseguiu adaptar sua música ao rock americano e vice-versa, pois o guitarrista conseguiu influenciar dezenas de bandas dos EUA aos longo dos quarenta anos de carreira.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo