Cirque du Solei traz terceiro show ao Brasil

O Cirque du Soleil, companhia canadense que revolucionou a arte circense, volta esse ano ao Brasil para mais uma série de apresentações, a partir de junho. Ao todo, nove capitais poderão contemplar o espetáculo Quidam, visto e admirado em todo o mundo. A temporada inicia em Fortaleza, capital do Ceará, em junho e encerra em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, em junho de 2010.

Curitiba receberá o espetáculo a partir do dia 4 de dezembro, novamente no estacionamento do Expotrade, em Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba.

Para falar mais sobre esse espetáculo, foi organizado uma coletiva de imprensa em São Paulo, na última quarta-feira, e também um pocket show, com os artistas Erika Lemay (canadense) e Andrei Roublev (russo), mostrando um pouco do que o público irá assistir nas apresentações. Pelo resultado apresentado, o show tem tudo para encantar a plateia.

O diretor da companhia canadense, Robert Mackenzie, explica que essa será a primeira vez que o uso de tecnologia será usado em um espetáculo do Cirque du Soleil em terras brasileiras. “É diferente de tudo já visto. Usaremos a tecnologia na entrada e saída do palco, para dar um diferencial a mais para o show. Além disso, essa apresentação tem um diferencial dos outros espetáculos, pois há uma mensagem mais forte, que continua sendo válida até hoje. Isso vai ser interessante também porque estaremos completando 25 anos de fundação”, revela.

A ideia desse tema surgiu, segundo Mackenzie, quando o diretor Franco Dragone estava passeando por Nova York. “Ele pensou que a família do século XXI é demasiadamente consumista. A história é de uma adolescente, ignorada pelos pais, que se refugia em um mundo de fantasia. Ela se enfurece com isso e percebe que o mundo perdeu seu sentido. Ela encontra Quidam, um personagem enigmático que vai tentar seduzi-la com o maravilhoso, o inquietante e o aterrador. Todo o espetáculo é um deleite para os olhos, mas o ato final é o mais impressionante, onde 15 artistas atuam sem truques, fazendo do número algo bem humano”, explica.

De acordo com o presidente da Time For Fun, empresa que traz o Cirque du Soleil para o Brasil pela terceira vez, Fernando Alterio, essa será a maior turnê já feita pela companhia no País. “Estaremos levando o show pela primeira vez para a região Nordeste, para as cidades de Fortaleza, Recife e Salvador. Serão 330 apresentações em todo o país e esperamos 800 mil espectadores, número maior que os shows anteriores, Saltimbanco e Alegria. O Quidam é um tributo a individualidade, à beleza muda. Estou certo que as apresentações serão um sucesso”, prevê.

O diretor de marketing do Banco Bradesco, patrocinador oficial do evento, Luca Cavalvante, diz que a instituição tem o prazer de patrocinar o Cirque du Soleil porque tem interesse em investir em cultura. “Não só o Cirque du Soleil, mas outros espetáculos artísticos contam com nosso apoio. Acreditamos que a cultura ajuda as pessoas a expandir seus horizontes e melhora suas vidas”, comenta.

Desde sua estreia no Canadá, em 1996, Quidam já foi visto por mais de nove milhões de espectadores em 20 países. Cinquenta artistas de 15 nacionalidades participam do espetáculo, três deles brasileiros. A montagem utiliza mais de 250 figurinos, 200 pares de sapatos e 500 objetos de cena. Uma grande estrutura metálica ajuda a movimentação das pessoas no palco, que tem várias performances acrobáticas, além de figurinos e cenários extravagantes.

As cidades que receberão o espetáculo serão Fortaleza, Recife, Salvador, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre.

Companhia

Fundada na cidade de Mon,treal, província de Quebec, no Canadá, o Cirque du Soleil conta com aproximadamente mil artistas, de 40 nacionalidades. Para esse ano, a companhia canadense irá apresentar 19 shows simultâneos nos mais diversos continentes, com uma plateia estimada em 15 milhões de pessoas. Existem dois tipos de espetáculos: o itinerante, como Quidam, Saltimbanco, Alegria, Varekai (que será possivelmente apresentado no Brasil em 2011), Dralion, Corteo, Kooza and Cirque 2009 (nome provisório), e o fixo, como Mystère, O, Zumanity, La Nouba, Kà, Love, Zaia, Criss Angel Believe e Zed and Witnuk.

Anualmente, a companhia seleciona ginastas do mundo inteiro. Os atletas escolhidos passam por workshops e aprendem a deixar de lado a rigidez obtida pelo esporte e passam a ter noções de como se apresentar em um palco.

Ingressos

A pré-venda dos ingressos em Curitiba começa no dia 29 de abril. Porém, apenas clientes Bradesco Prime e Private, além dos associados American Express Membership Cards. A partir do dia 20 de maio, clientes Bradesco, Bradesco Prime, Private e American Express Membership Cards poderão adquirir as entradas. Para o público em geral, a venda inicia no dia 27 de maio.

Os espetáculos serão realizados às quintas e sextas-feiras, às 21h; sábado, às 17h e 21h; domingo às 16h e 20h. A apresentação terá a duração de 150 minutos, incluindo intervalo de 30 minutos. A capacidade da tenda é para 2.600 lugares.

Os preços são de R$ 490 para o setor premium, R$ 420 para o setor I, R$ 350 para o setor II e R$ 230 para o setor III.

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