Foto: Divulgação |
Show encerra a programação do Circular Brasil. continua após a publicidade |
A programação do primeiro semestre do projeto Circular Brasil, em Curitiba, encerra neste fim de semana, com espetáculo no Teatro Paiol. Hoje, a partir das 21h, Paulo Moura e o curitibano de coração Cláudio Menandro sobem ao palco para a edição final do projeto patrocinado pela Petrobras, que tem como objetivo promover um intercâmbio cultural no cenário musical brasileiro, com séries de espetáculos de música popular brasileira instrumental.
O projeto Circular Brasil, lançado em 2006, contou nas duas primeiras etapas com mais de 50 shows nos quatro cantos do País, sempre sob a coordenação geral do músico Marcelo Guima. Neste ano, as apresentações serão realizadas até o dia 7 de agosto, em datas alternadas, nas cidades de São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte, Porto Alegre, Campinas e Recife. Em diversos palcos brasileiros, o Quarteto Maogani, o Grupo Jacarandá e Cláudio Menandro recebem músicos ilustres como Paulo Moura, Marcos Suzano e Armandinho.
A idéia central do projeto é mostrar a diversidade que a música instrumental ganha quando nela são aplicados elementos regionais. Essa é a proposta do Circular Brasil, que mescla platéia e músicos de norte a sul do País.
Sobre os músicos
Cláudio Menandro, baiano de nascimento, mas curitibano de coração, é um músico ímpar. Violonista, participou de diversos festivais internacionais que despertaram seu interesse para a música barroca e renascentista e, por conta disso, se aperfeiçoou em viola de gamba. Paralelamente a essa paixão, Menandro despertou para a música popular brasileira e adotou o cavaquinho e o bandolim nas rodas de choro que participava.
Instrumentista, regente, arranjador e compositor, Paulo Moura destaca-se pela profusão de seus improvisos no jazz ou no choro. Seus arranjos e composições vão da orquestra sinfônica à banda de gafieira, passando pela releitura primorosa da tradição carioca suburbana. Despontou como virtuose com a gravação do Moto Perpétuo de Paganini no clarinete, uma técnica de sopro desenvolvida por ele em 1956.
Serviço
Circular Brasil, com Cláudio Menandro e Paulo Moura, hoje, às 21h, no Teatro Paiol (Praça Guido Viaro, s/n.º – Prado Velho). Ingressos: R$ 5.