É no amor de Peri e Ceci que a peça da Companhia Circo e Teatro Sem Lona, de Maringá, se inspirou para produzir ?O Guarani?, dirigido por Pedro Ochôa. A peça foi guiada pela literatura com o mesmo título, do autor brasileiro José de Alencar, e ressalta a nação brasileira ao utilizar sons e cores típicas em palco. O espetáculo faz parte da programação do 22º Festival de Teatro de Cascavel e será apresentado neste sábado (21), às 11 horas, no Calçadão em frente à Catedral.
A peça tem linguagem circense e é apresentada por quatro clowns em um picadeiro improvisado no meio do palco. ?A estripulia teatral é conduzida por sons incidentais e arranjos de músicas executadas ao vivo?, explica o diretor, Pedro Ochôa.
A comédia tem como pano de fundo o índio Peri que, em suas andanças pela mata, encontra a filha de um fazendeiro, Ceci, e se apaixona por ela. A moça também se encanta pelo personagem, pois ele passa a protegê-la de situações perigosas. O espetáculo envolve o público com suas extravagâncias circenses ao mesmo tempo em que apresenta de forma divertida o envolvimento platônico dos personagens.
Companhia
Participam do grupo os atores Pedro Ochôa, Marcos Trindade, Valquíria Vasconcelos e Valéria Bonifácio. Há quase uma década o Circo e Teatro Sem Lona participa de eventos regionais e nacionais de teatro, apresentado espetáculos e realizando oficinas para artistas, professores e público em geral. ?Acreditamos que a montagem teatral fundamentada na pesquisa, estudo teórico e prático de diversas linguagens tem a capacidade de promover o desenvolvimento e qualidade artística do trabalho na encenação teatral?, explica Pedro Ochôa.
O encantamento dos integrantes pela Commedia dell’Arte teve início com a criação do grupo, quando decidiram explorar as técnicas circenses nas encenações. ?Nos fundamentamos no universo circense, construindo espetáculos irreverente, satíricos, musicais, alegres de fácil entendimento, para teatros e espaços alternativos?, completa o diretor. Ao todo, o grupo já apresentou sete trabalhos.
Serviço:
Espetáculo ?O Guarani?
Cia Circo e Teatro Sem Lona
Calçadão da Av. Brasil (frente à Catedral)
Às 11 horas
Informações pelo telefone (45) 9913-2016 (Carlos Eduardo)