Inaugurada em agosto de 2005, a CINETVPR é a primeira escola pública gratuita do país (e da América Latina) que ensina cinema e televisão ao mesmo tempo. As escolas existentes atualmente no Brasil nesta área ensinam somente cinema ou teatro ou televisão. Alguns exemplos: A Universidade Estácio de Sá, do Rio de Janeiro, ensina apenas cinema enquanto a Uni-Rio, apenas teatro.
O curso da CINETVPR tem duração de quatro anos e o certificado para quem se forma é de Bacharelado em Cinema e Televisão. As especialidades são: Direção; Direção de Arte; Direção de Fotografia; Direção de Atores; Produção; Roteiro para Cinema e Teledramaturgia; Edição e Montagem; Som; e Documentário.
Além da grade curricular normal, faz parte do programa da escola a participação dos alunos em estágios (em produtoras de audiovisuais e publicidade de Curitiba) e atividades complementares (em festivais nacionais de cinema e em cursos de produção de curta duração).
Atualmente, 60 alunos freqüentam a CINETVPR. Metade foi matriculada no segundo semestre do ano passado (2005) e metade no primeiro semestre deste ano (2006). No primeiro vestibular, realizado em julho do ano passado (2005) 432 pessoas se inscreveram, no segundo, 500, e no terceiro vestibular, cerca de 600.
Inspiração
A CINETVPR foi inspirada na escola de cinema cubana, considerada atualmente a melhor do mundo. Quando estiver totalmente implantada ? dentro de três anos, aproximadamente ? possibilitará interação constante com as escolas cinematográficas existentes em vários países. Nesse cenário, a América Latina terá um papel preponderante dentro do projeto CINETVPR.
Um dos principais objetivos da escola é criar uma Central de Produção, onde serão executados os filmes dos alunos, as co-produções parananaenses, brasileiras e sul-americanas. Segundo a coordenadora da escola, a atriz e educadora Ittala Nandi, isso permitirá a criação de um grande Pólo Cinematográfico em Curitiba. Hoje, os Estados que mais realizam produções cinematográficas são Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, além de Brasília.
Infra-estrutura
As cinco salas de aulas e a biblioteca da CINETVPR foram construídas dentro do antigo Pavilhão Internacional, no Parque Newton Freire Maia, que estava inativo, e onde já existia um auditório com capacidade para 360 lugares. Nesse local também estão sendo construídos: dois estúdios de TV e dois de Cinema. Além disso, estão previstas, em 2006, as seguintes instalações: três salas de edição, duas de informática, duas de maquiagem, três para almoxarifado de equipamentos, uma de figurino, uma marcenaria e cinco salas para professores e administração acadêmica.
Serviço:
A CINETVPR está instalada no Parque Newton Freire Maia, em Pinhais. Telefones para contato: (41) 3551-1431 / 3551-1140. www.cinetvpr.pr.gov.br.