Considerado pela crítica especializada um dos mais originais comediantes do cinema, Jacques Tati começou a atuar como ator e roteirista em 1932. Na Mostra, em parceira com a Aliança Francesa, a Cinemateca apresenta os filmes “Tempo de Diversão” e “Meu Tio”.

continua após a publicidade

Confira a programação:

Dia 21, às 16h:

TEMPO DE DIVERSÃO (Playtime). França, 1967 – 114′. Direção de Jacques Tati. Com Jacques Tati.

continua após a publicidade

Um grupo de turistas norte-americanas chega a Paris, nos anos 60. Ali está também o hilário Mr. Hulot. Seu jeito inocente de observar as coisas acaba criando deliciosas confusões com as turistas que visitam a capital francesa. Na mais cara produção de Jacques Tati, o diretor praticamente construiu uma cidade, com restaurantes, farmácia, prédios comerciais e até aeroporto. Grande Prêmio da Academia de Cinema Francesa /1968 e Medalha de Prata no Festival de Moscou, Prêmio do Festival do Filme de Viena, Oscar do Cinema Sueco e Prêmio no Festival da Finlândia/1969.

às 19h:

continua após a publicidade

Sessão comentada pela professora Maria da Graça Rodrigues Santos, Professora Doutora pela USP em Arquitetura e Urbanismo. Professora do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Positivo e do Curso de História da Universidade Tuiuti do Paraná.

MEU TIO (Mon oncle). França, 1956 – 116′. Direção de Jacques Tati. Com Jacques Tati.

O humor explode quando o excêntrico herói Monsieur Hulot de Jacques Tati deixa a ultra moderna casa de seu cunhado e vai para uma anti-séptica fábrica de tubos de plásticos.Tati dirige e estrela a segunda aparição do personagem Hulot. Uma deliciosa sátira da vida mecanizada. Prêmio de Melhor Ator para Jacques Tati no Festival da Finlândia, Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e Prêmio Especial do Júri no Festival de Cannes/1958.

Serviço:

Cinemateca
Rua Carlos Cavalcanti, 1174 – Centro, Curitiba
Data: 21/10
Ingresso: Entrada franca.