Opções para todos os gostos hoje nos cinemas: um thriller psicológico com Al Pacino e Robin Williams (Insônia), um drama conjugal com Jennifer Lopez (Nunca Mais) e a farsa escatológica Malditas Aranhas!, com David Arquette.
Começando pelo filé mignon: depois do intrigante Amnésia, o diretor Christopher Nolan vem com Insônia. O filme conta a história de Will Dormer (Al Pacino) um tira veterano da Polícia de Los Angeles, que vai ao Alaska com o parceiro Hap (Martin Donovan) investigar o assassinato de uma adolescente. Enquanto tentam se adaptar à permanente claridade da região – resultado do fenômeno conhecido como Sol da Meia-Noite -, Hap é assassinado. Atormentado pela culpa, Dormer parte numa caçada ao principal suspeito dos crimes, o romancista Walter Finch (Robin Williams). O detetive mergulha então num intenso jogo psicológico com o brilhante antagonista, por quem se vê cada vez mais manipulado. Para piorar, Dormer tem dificuldades para adaptar o seu relógio biológico ao Sol da Meia-Noite, e simplesmente não consegue dormir. A pressão psicológica da perseguição ameaça ainda mais o precário equilíbrio do detetive insone. A história foi adaptada do filme norueguês homônimo, lançado em 1997.
A musa Jennifer Lopez reaparece em Nunca Mais, onde encarna Slim, uma mulher comum que vira o jogo contra as ameaças do marido e decide enfrentá-lo. Posta à prova numa guerra de nervos onde são necessárias coragem física e psicológica, ela se transforma numa heroína, uma mãe disposta às atitudes mais radicais para proteger a filha. Qualquer semelhança com Dormindo com o Inimigo, estrelado por Julia Roberts no início dos anos 90, é mera coincidência.
Depois do estrondoso sucesso do Aranha “do bem”, uma praga de gigantescos e sanguinários aracnídeos assusta uma pequena cidade do interior dos Estados Unidos. Modificadas geneticamente pelo derramamento de lixo tóxico num lago da região, as aranhas não vão descansar enquanto não devorarem os apetitosos cidadãos. A produção tenta ressuscitar, com a tecnologia atual, a fórmula dos clássicos trash dos anos 50, que transformavam qualquer inseto (ou qualquer coisa, como em Ataque dos Tomates Assassinos) em monstros horripilantes.
Cinema BR
Amanhã começa o terceiro ciclo de filmes do projeto Cinema BR em Movimento, que busca divulgar o cinema brasileiro nos circuitos comunitário e universitário. A primeira sessão acontece às 19h30 no Assentamento Contestado, na Lapa, com os filmes Bicho de Sete Cabeças e Samba Riachão. Domingo às 10h e às 19h10 o miniauditório do Cefet-PR recebe os dois filmes. A entrada é franca e aberta ao público em geral em todas as sessões.