Cinema gratuito e para todos os gostos

Um novo projeto cultural gratuito vai ser lançado na capital paranaense a partir de amanhã. Trata-se do ?Ciclo de Cinema? um encontro quinzenal que vai acontecer sempre às 19h na Livrarias Curitiba Megastore do Shopping Estação – e que vai promover a reflexão e o estudo da sétima arte.

Em cada reunião haverá exibições de curtas e longas-metragens nacionais e internacionais, palestras ministradas por diretores e profissionais ligados ao cinema e materiais informativos que será distribuído aos participantes.

Na primeira edição que começa na segunda-feira e será finalizada no dia 29 de junho – o professor, diretor, ator, produtor, roteirista e dramaturgo Jul Leardini coordena a o bate-papo intitulado ?Cinema e Espiritualidade?, relacionado ao longa-metragem O Pagador de promessas.

?Vamos iniciar o projeto bem no Dia do Cinema Brasileiro para homenagear todos que gostam dessa incrível forma de aprendizado e entretenimento. Ao mesmo tempo, faremos um paralelo com outras áreas tais como a filosofia, psicologia, sociedade, política, arte e ciência para que haja participação de outras pessoas?, explica Adriane Pasa, coordenadora de eventos da Livrarias Curitiba e idealizadora do projeto.

A escolha do projeto foi baseada na demanda entre a oferta de cursos disponibilizados na cidade e a quantidade de interessados em aprender os fundamentos da arte. Desde a criação do primeiro curso superior de cinema, pelo Cine TV-PR/FAP no ano passado, houve aumento de público na Cinemateca de Curitiba, o que demonstra o potencial de público a ser atingido.

Eterna busca

A quantidade de religiões espalhadas nos mais diversos países leva o homem a buscar sua própria verdade. E nessa busca, ele tenta achar alguma justificativa para o comportamento das pessoas ou pelo menos algo que sirva para contrapor ou rebater crenças e teorias que ainda não foram totalmente aceitas.

E é aí que entra um dos papéis do cinema. ?A sétima arte tem sido usada para colocar questões pertinentes aos chamados valores eternos, já que ela gosta de tocar nas feridas, mexer nos alicerces e burlar os tabus secularizados?, explica Leardini.

Segundo o professor, alguns filmes causaram esse efeito. Entre os exemplos, Je Vous Salue, Marie, de Godard, que ousou ao abordar o dogma da imaculada concepção de Maria, A Última Tentação de Cristo, de Martin Scorsese, que aborda as questões relacionadas à figura de Jesus.

Outros cineastas também se mostram preocupados com o tema da espiritualidade, entre eles destaque para Bernardo Bertolucci, Mel Gibson, Andrei Tarkovsky, Bille August, Win Wenders, Akira Kurosawa, Alain Corneau e Ron Fricke.

?Diante dessas informações, vamos fazer nossa incursão por esse mundo tão particular e sagrado da espiritualidade, porém sob o viés cinematográfico?, finaliza Leardini.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo