Curitiba será a primeira cidade do Brasil a ter cinema em terceira dimensão – 3D. Ontem a vice-presidente da rede de cinema canadense Imax Corporation, Romi Schutzer, esteve em Curitiba falando da nova tecnologia que deve chegar na cidade em 2008. Com a construção do novo shopping do grupo Tacla, o Palladium Shopping Center, a tecnologia será importada para uma das salas de cinema. Bem difundido na América do Norte, o Imax é conhecido por suas telas curvas que fogem ao campo de visão humano, dando ao espectador a impressão de estar dentro do filme.
Segundo Romi, o cinema deve abranger dois produtos: grandes produções cinematográficas e documentários, inclusive com apoio didático. ?Além dos filmes hollywoodianos que podem ser codificados do formato de 35mm para 15/70, a Imax produz documentários diversificados, com duração aproximada de 45 min?, afirma. O grande apelo para conferir a nova tecnologia é a sensação de realidade dentro do cinema. ?O conceito de entrar no filme é nosso grande diferencial?, afirma.
Com telas que variam entre os tamanhos convencionais até alturas de prédios de 8 andares, a qualidade da imagem é garantida devido ao fotograma do filme Imax ser dez vezes maior do que o 35mm. O rolo de filme não possui contato direto com o projetor, pois fica numa espécie de vácuo. O resultado é uma imagem 100% nítida, sem arranhões. ?Em telas gigantes um risco no filme poderia parecer uma árvore?, ressalta. As telas e a configuração da sala de cinema será projetada para completar o campo de visão periférico do público. Segundo Romi, outro elemento que dá o tom de realidade é a disposição de 44 caixas acústicas espalhadas pela sala.
O efeito de 3D deve possibilitar ao público a sensação de ver imagens flutuando na sala. Com uma fonte de luz brilhante de alta definição e profundidade, e o uso de óculos 3D polarizados, o cérebro recebe a imagem codificada em três dimensões e com cores fiéis.
Atualmente a Imax possui 260 salas de cinema distribuídas e 36 países (130 salas nos EUA). ?A tecnologia começou as ser desenvolvida há 30 anos. Como a produção do filme em formato Imax é cara, e hoje é possível remasterizar o formato 35mm para o Imax, os valores começaram a ficar acessíveis?, afirma Romi. Esse trabalho é orçado em 2 milhões de dólares.
Assim que o cinema do Palladium Shopping Center seja ativado, a Imax disponibilizará de imediato 200 filmes educativos, e , até 2008, as parcerias com os estúdios Warner (Matrix), Columbia (Homem-Aranha) e Fox garantem um arsenal de superproduções. O cinema da Imax deverá abrir as portas às 9h da manhã, fechando durante a madrugada.
Segundo Romi, atualmente estão sendo filmados documentários sobre surf e o meio ambiente. ?Estamos captando imagens no Brasil em regiões como o Pantanal?, afirma. Romi ainda disse que deverão ser feitos acordos com a Prefeitura para exibir sessões especiais para turmas do ensino público onde os estudantes, além de assistir aos documentário, receberão os materiais didáticos convenientes.