Dando continuidade ao Programa Circuito da Cultura Cidadã nesta sexta-feira acontecem duas atividades no salão comunitário do Bairro Pacaembu. Às 15 horas, o Studio de Dança e Artes Leandra Vagliatti apresenta a "Dança da Cidadania" e às 20h30, acontece a exibição do filme "A dona da história", cedido pela Casablanca Vídeo. O programa é uma realização da Prefeitura de Cascavel, através da Secretaria da Cultura.
Do Pacaembu (24 a 27 de maio), as atividades seguem para o Jardim Guarujá (02 a 05 de agosto), Aclimação (13 a 16 de setembro), Claudete (20 a 23 de setembro), Morumbi (04 a 07 de outubro), Paulo Godoy (18 a 21 de outubro) Turispark (08 a 11 de novembro), Santa Cruz (22 a 25 de novembro), Santo Onofre (29 de novembro a 02 de dezembro) e os distritos Juvinópolis (30 de agosto a 02 de setembro) e Sede Alvorada ( 25 a 28 de outubro).
A Dona da História
Inspirado na peça homônima de João Falcão, que assina o roteiro com João Emanuel e Daniel Filho – diretor -, o longa-metragem aposta em uma narrativa com idas e vindas da personagem Carolina, vivida na adolescência por Débora Falabella (Lisbela e o Prisioneiro) e, na idade madura, por Marieta Severo (premiada por Com Licença Eu Vou à Luta). De maneira romantizada e cômica, o filme, tem uma bela fotografia e aposta nas transformações das paisagens do Rio de Janeiro nos últimos 30 anos, paralelo às transformações pessoais dos personagens centrais. No elenco, Marieta Severo e Antonio Fagundes se destacam.
A Dona da História começa no final dos anos 60 e se passa até os dias de hoje. Começa em 1968, com a sonhadora Carolina que se apaixona por Luiz Cláudio, um galanteador e idealista. Eles se conhecem durante uma passeata contra a ditadura militar – momento de boa seqüência do longa, com velocidade e ritmo. O affair de Carolina e Luiz Cláudio, interpretado por Rodrigo Santoro (Abril Despedaçado), rende cenas quentes, mesmo sem nudez. Eles se casam jovens e têm quatro filhos.
Passados 32 anos, resolvem vender o apartamento em que moram, mudar para um apart-hotel e viajar para o exterior. Como era de se esperar, as coisas não são tão simples. Carolina sonha em conhecer a Europa, enquanto Luiz Cláudio, fã de algumas canções latinas como Guantanamera, prefere ir a Cuba e realizar um sonho antigo. Num encontro com o passado, ela se torna "A dona da história" e imagina quantas possibilidades foram abertas e deixadas de lado para ela na euforia dos 18 e no desespero dos 55 anos de idade.
Dança da Cidadania
O Studio de Dança e Artes Leandra Vagliatti irá apresentar sete trabalhos coreográficos de ballet clássico de repertório, ballet clássico, neoclássico e dança contemporânea. São eles Segunda Variação de Coppelia (solista: Miriam Suemi Tanabe), Españolita (solista: Julia Albiero Pielak), Brisa (solista: Stephani Stamboroski), Variação de Quitri (solista: Alessandra Freitas), Encontros (elenco: Fernanda Janke e Nicoli Ghidini), Ora Bolas (solista: Julia Albiero Pielak), Sertões (elenco: Alessandra Freitas, Fernanda Godoy, Fernanda Janke, Juliana Col Debella, Miriam Suemi Tanabe, Luana Zanatta, Nicole Rovaris e Stephani Stamboroski. Após as apresentações, a professora Leandra Vagliatti vai conversar com a platéia sobre as modalidades de dança e principalmente sobre os benefícios da mesma.
SERVIÇO
Evento: Circuito da Cultura Cidadã
Data: sexta-feira (26)
Local: Salão Comunitário do Bairro Pacaembu
Horário: 15 horas (dança) e 20h30 (cinema)