A Cinemateca de Curitiba apresenta, de 28 de maio a 3 de junho, a Semana do Cinema Cubano, com a exibição de sete filmes dos mais aclamados diretores de Cuba na atualidade. Com curadoria do diretor Rogelio Paris, que estará em Curitiba no período da mostra, a programação traz filmes de diferentes gêneros, quase todos inéditos no Brasil. A mostra tem sessões diárias, a partir das 19h, e entrada franca. A Semana do Cinema Cubano é uma realização conjunta da Fundação Cultural de Curitiba e da Itaipu Binacional, com apoio do Instituto Cubano de Arte e Indústria Cinematográfica (Icaic).
A programação começa com o documentário Nosotros la música, de Rogelio Paris, que apresenta as canções e danças cubanas mais populares em uma mistura de free-cinema e revista musical. Este filme, de 1964, foi um dos maiores sucessos de público do Latin Beat 2003, mostra de cinema latino realizada no Lincoln Center em setembro do ano passado, com grande repercussão também na crítica.
Três histórias de outro conceituado documentarista cubano, Santiago Alvarez, completam a programação da primeira noite da mostra: Now, que denuncia a violência racial; Hanói, martes 13, que é um testemunho do primeiro dia do bombardeio a Hanói com aviões B-52, durante a Guerra do Vietnã; e LBJ, que também retrata a Guerra do Vietnã, ligando-a ao presidente americano Lindon Johnson.
No sábado, dia 29, serão exibidos Suíte Habana, de Fernando Perez, documentário sobre a capital cubana, e Vampiros en La Habana, de Juan Padrón, animação que parodia os filmes de gângsters.
No domingo, 30, serão mostrados Tres veces dos, com três histórias dirigidas por três diferentes diretores (Três veces dos, de Pavel Giroud; Lila, de Lester Hamlet e Luz Roja, de Esteban Insausti), e Fresa y Chocolate, dirigido por Tomás Gutierrez Alea e Juan Carlos Tabío, que conta a história de David e Diego, dois rapazes em busca de um lugar no mundo.
Lucía, de Humberto Solas, é o filme programado para segunda-feira, dia 31. Retrata três histórias, de três mulheres que viveram em épocas distintas – final do século XIX, anos 30 e anos 60 – todas importantes no desenvolvimento da nacionalidade cubana. Na segunda sessão, será repetido o filme Suíte Habana. A partir de terça-feira, dia 1 de junho, os filmes são repetidos. Na terça, Documentários de Santiago Alvarez e Suíte Habana; quarta, Três veces dos e Fresa y Chocolate; e quinta, Lucía e Nosotros la música.
Serviço:
Semana do Cinema Cubano. De 28 de maio a 3 de junho, com sessões a partir das 19h. Cinemateca de Curitiba.Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174, telefone 321 3245. Entrada franca .