O diálogo entre filmes antigos e mudos com a música atual está no espetáculo Cine-Re-Sonar, que será apresentado entre hoje e domingo no Teatro da Caixa, em Curitiba.

continua após a publicidade

Imagens das décadas de 1920 a 1940, feitas em Curitiba e no Paraná, foram remasterizadas e editadas para uma projeção de 40 minutos. Neste mesmo período, uma trilha musical inédita será apresentada por uma banda ao vivo, como se fazia nas exibições dos filmes mudos.

O compositor Vadeco, responsável pela direção musical do espetáculo, conta que a ideia surgiu a partir da experiência dele na área audiovisual. Ele quis juntar aos filmes do passado uma nova linguagem. As imagens foram cedidas pela Cinemateca de Curitiba, pelas famílias de diretores destes filmes e por Luiz Renato Ribas, da Video Um, que possui um arquivo vasto.

“Vários filmes foram compilados e editados. A música é pensada para hoje, produzida hoje com imagens do passado”, explica Vadeco. Desde a ideia até as apresentações desta semana, o projeto consumiu um ano e meio de trabalhos, com apoio da Caixa Cultural.

continua após a publicidade

A execução da trilha sonora acontecerá ao vivo, mas o sexteto musical responsável por isto não será revelado ao público. Os músicos vão ficar atrás do telão.

“Fizemos isto para que a presença musical não conflite com o filme. Tudo precisa ter a mesma importância, para que exista uma percepção mais sensorial”, afirma o músico.

continua após a publicidade

O objetivo de tocar ao vivo, e não editar a trilha sonora juntamente com as imagens, vem da ideia de resgatar como ocorriam as sessões naquela época, com músicos fazendo o acompanhamento no mesmo momento da exibição.

No espetáculo Cine-Re-Sonar, a responsabilidade ficará com seis músicos. Além de Vadeco, compõem o sexteto Jorge Falcón (guitarra e violões), Vina Lacerda (percussão), Fábio Cardoso (piano), Iriz Knopfholz (violino) e Thomas Jucksch (violoncelo).

As apresentações ainda vão contar com a participação especial do músico Jr. Tolstoi, produtor do último disco de Lenine. Vadeco acredita que o espetáculo vai atrair um público variado. “A gente espera que haja esse diálogo de gerações”, diz.

Serviço

Espetáculo Cine-Re-Sonar, entre hoje e domingo, no Teatro da Caixa (Rua Conselheiro Laurindo, 280, centro). De quinta à sábado às 21h e domingo às 19h. Ingressos a R$ 10. Informações: (41) 2118-5111.